Uma comitiva do Jovem em Ação participou no sábado, 21, de um passeio resultante da participação dos aprendizes no mês de julho da II Olimpíada Interna. Um dos prêmios oferecidos pela direção do Jovem em Ação para estimular a participação efetiva de toda sua clientela foi um passeio até a cidade de Salto, cujo principal objetivo seria o de conhecer o nacionalmente famoso Parque Rocha Moutonée, o Parque dos Dinosauros, como é conhecido.
Conforme a professora Adriana Carvalho, foram requisitados dois ônibus para poder levar cerca de 70 jovens e uma equipe de monitores. Para um grupo de 10 meninos e meninas, um monitor, cuja equipe foi composta pela própria Adriana, Eliseia Stringuetti Lamari, Fabiele Dorta, Tatiana Pugina , Audry Souza, Durvalina Souza e Ivone Mistrello.
A comitiva deixou a cidade por volta das 7h30, retornando somente ao final da tarde. A visita foi agendada previamente. Em Salto, os itapirenses puderam conhecer diversos locais de interesse turístico, como o Memorial do Rio Tietê, Parque das Lavras e a represa da cidade. “Procuramos aliar lazer e entretenimento com aspectos relacionados a fatos históricos e preservação ambiental”, disse Adriana.
Por influência do rio Tietê, a cidade possui um dos trechos mais belos do referido rio, com a agravante de receber boa parte da carga de poluentes que chega da região metropolitana de São Paulo. “Com o auxílio de monitores da própria cidade, pudemos relatar aos nossos jovens como a questão da poluição do Rio Tietê compromete o próprio projeto turístico de Salto e toda a região, pois foi a partir daquela região que os bandeirantes saíam em expedições em busca de ouro e pedras preciosas no interior de São Paulo, até as minas de Cuiabá (MT)” lembrou.
Interesse
Adriana informou ainda que todos os jovens mostraram muito interesse nos fatos históricos, principalmente depois da visitação feita a monumentos existentes na área central da cidade. “Posso garantir que o passeio foi muito bem aproveitado, muito bem organizado e com um nível de participação dos mais elogiáveis”, finalizou.