Desde o início do mês de abril, a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (ASCORSI) tem nova diretoria constituída que terá mandato a cumprir até 2016. Participaram da Assembleia realizada em 31 de março , 36 pessoas sendo 31 associados e 5 técnicos. A aposentada Antonia Rodrigues dos Santos foi reconduzida ao cargo de presidente (veja relação completa abaixo)
A Coleta Seletiva Solidária de Itapira teve início no mês de abril de 2011, através de um convênio firmado entre a prefeitura municipal e a ASCORSI a partir de um projeto elaborado pela Rede Social Itapira, o qual vem sendo renovado desde então. Em pouco mais de dois anos e meio o Projeto Coleta Seletiva Solidária de Itapira abrangeu 100% da área urbana do município e três bairros rurais. Neste período a associação já deu destinação correta para 1.592 toneladas de materiais recicláveis. Atualmente a ASCORSI recebe cerca de 70 toneladas por mês. Em 21 de fevereiro foi inaugurado o novo barracão e com essa nova estrutura a ASCORSI poderá ampliar para os demais bairros rurais, chácaras de recreio e intensificar a coleta na área urbana.
No ano passado o projeto “Coleta Seletiva Solidária de Itapira”, foi contemplado, em seleção pública, com o patrocínio da Petrobras, o qual tem contribuído com a melhora da infraestrutura da associação e com a sensibilização da comunidade onde iniciou um projeto de educação ambiental que contemplará todas as escolas do município.
UNICAMP
No dia 19 de março a equipe administrativa da associação enviou representantes para participarem de um importante encontro promovido pela UNICAMP, em Campinas: o Fórum Permanente de de Políticas Públicas e Cidadania . Segundo informou a direção administrativa participaram do Fórum 3 associados e 2 técnicas da ASCORSI com objetivo de conhecer e participar dos debates sobre a gestão de resíduos sólidos com inclusão dos catadores. “Faz parte da pratica da associação buscar sempre capacitação contínua. O debate foi muito construtivo trouxe o que tem de mais recente sendo discutido e pesquisado nas universidades de ponta do país, USP E UNICAMP, sobre o tema. Teve também a participação do Ministério Público que trouxe informações sobre a legislação alusiva ao tema”, revelou Maria Odete Mello, coordenadora.
Diretoria:
Presidente: Antônia Rodrigues dos Santos,
Vice-Presidente: Carlos Donisete Marcelino
1ª Secretária – Dalva Aparecida Marcos
2ª Secretária - Elaine Regina Miguel
1ª Tesoureira – Lindalva Otília da Silva
2º Tesoureiro - Francisco Carlos da Silva
Conselho Fiscal
Titulares:
Gumercindo Bino, Maria Aparecida Martins Molinari e Maria de Lourdes Francisco da Silva
Conselho Fiscal
Suplentes:
Valéria Regina Rabello, Elaine da Silva Oliveira e Neuza Benedita Pedroso.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.