Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
25/01/2012 | Ascorsi contesta comentário de sucateiro.

Recentemente, na matéria publicada neste Portal intitulada “Ascorsi nega recebimento de material da casa do seu Américo” diante da afirmação de um servidor municipal de que os resíduos sólidos encontrados na casa do seu Américo, material que lá estava acumulado por mais de 10 anos, seria encaminhado para a Ascorsi, a educadora ambiental Mariah Paola Arruda entrou em contato com a Redação do PCI e informou que a instituição não tinha recebido nenhum material da referida casa.

 

A reportagem do PCI entrou em contato com o funcionário que tinha passado a informação, imediatamente corrigiu e uma nova matéria foi postada com o título “Ascorsi nega recebimento de material da casa do seu Américo”. Nessa notícia, Mariah declarou que todos os sucateiros da cidade encontravam-se irregulares, não cumprindo com as exigências mínimas para instalação da atividade.”
 
Tiago Castilho, proprietário da empresa que recebeu as 10 toneladas do lixo acumulado na casa do seu Américo, no mesmo dia postou o seguinte comentário: “recebi as mercadorias do sr Americo, possou alvara e licença de bombeiro, ao contrario da ASCORSi que nem a planta do imovel tem e seus cooperados recebem menos de 250,00 mes. Cade os R$230.000,00 investidos pelo governo nessa associação?”
 
Diante desse comentário, Odete Mello encaminhou email à redação do PCI pedindo que Tiago Castilho respondesse os seguintes questionamentos:
 
1) Quanto  ele paga  para os catadores que vende o material para ele? 
2) Quantos catadores ele retirou da rua e forneceu um lugar abrigado e seguro para eles trabalharem?
3) Quais equipamentos de segurança e em que quantidade ele fornece para os catadores?
4) Quantos cursos de capacitação ele propiciou aos catadores?
5) Quantos encaminhamentos para a saúde, educação e assistência social ele propiciou aos catadores?
6) Recebe e tria todo tipo de material reciclável? Ou compra apenas aquele que tem mais valor econômico?
7) Quantas palestras e materiais educativos relativos a reciclagem ele fez? 
 
As perguntas não parariam por aqui.... E conclui:
 
Os sucateiros foram os maiores beneficiados pela implantação da coleta seletiva, pois foi através da educação ambiental realizada pela ASCORSI, com verba do poder público, que a população passou a separar e colocar na rua o material reciclável no dia e horário certo... Assim os sucateiros passaram a  recolher o material com maior valor econômico, na frente do caminhão da SANEPAV, deixando para a ASCORSI apenas o restolho.
 
Os sucateiros deveriam é agradecer esse projeto... Alguns sucateiros entenderam isso e são parceiros da ASCORSI.
Com relação ao barracão, Sanepav e outros problemas, são devidos, a meu ver, ao não comprometimento do poder público. Falta responsabilidade etc.
 
A Ascorsi encaminhou as seguintes informações:
 
Informativo
 
Quanto às alterações realizadas a partir de janeiro/12: Tais mudanças foram necessárias, pois durante o ano passado, foi constatada a inviabilidade em se realizar a coleta seletiva no período noturno e dessa forma todas as coletas passaram a ser realizadas no período diurno, onde cada setor do município terá um dia específico de coleta seletiva.
 
Quanto à ampliação do setor central: Iniciou em 06/01/2012 a Coleta Seletiva Solidária em mais 07 bairros do município (Santa Bárbara, Jardim Soares, Vila Kennedy, Vila Bazani, Vila Pereira, Centro e São Vicente) onde a coleta é realizada todas as sextas-feiras a partir das 6:30 da manhã. 
 
Quanto à nova sede: Estamos à procura de um espaço maior para a associação, pois o barracão atual já está saturado.
 
Quanto aos bairros não abrangidos: O município é dividido em 06 setores, no momento é realizada a coleta seletiva em 03 setores, faltam 02 setores urbanos (Prados e Cubatão) e o setor rural, porém tal ampliação dependerá de vários aspectos, como a organização da coleta nos setores que já são contemplados, e posteriormente tempo hábil para os trabalhos de educação ambiental, divulgação e conscientização dos novos setores, além de um espaço maior, pois o barracão atual da Ascorsi não comporta fisicamente tal ampliação. 
 
Mariah Paola de Arruda
Ed. Ambiental - Ascorsi
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1387 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções