A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) foi uma das entidades representadas na Expocatadores 2013 - Equipamentos, Produtos e Serviços para a Indústria da Reciclagem, que foi realizada de 18 a 20 deste mês no Centro de Exposições Anhembi (Pavilhão Oeste), na Capital. Foram enviados seis associados para participar do evento.
Conforme explicou a bióloga Maria Odete Aparecida Moreira Mello,coordenadora do Projeto “Coleta Seletiva Solidária de Itapira”, que recebe patrocínio da Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Cidadania & Desenvolvimento, a Ascorsi vem investindo no processo de capacitação de seus quadros incentivando a participação dos associados em eventos que possam oferecer um intercâmbio desejável dentro do universo dos coletores de resíduo sólido.
Segundo ela, o evento realizado em São Paulo, que tinha entre seus convidados a Ministra do Meio Ambiente, IzabellaTeixeira, e o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, costuma atrair empresas que exibem equipamentos que auxiliam no processo de recolhimento, seleção, compostagem e logística de resíduos sólidos. Além disso promove a realização de painéis temáticos como proporcionar visão do valor da profissionalização do catador na ótica do negócio inclusivo solidário; congregar valores e posturas diante do cenário mundial sobre questões relacionadas ao trabalho do catador, seu desenvolvimento e sustentabilidade; proporcionar espaço de discussão de políticas públicas, principalmente sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) no que diz respeito à coleta seletiva com inclusão do catador colocar fornecedores e compradores face a face, como proposição de futuros negócios, e também a perspectivas para a gestão dos resíduos sólidos na Copa do Mundo de Futebol em 2014; além de projetar parcerias para a execução de projetos e programas sociais.
Paraná
Esta foi a segunda iniciativa tomada pela gestão da Ascorsi neste mês tendo em vista este tipo de intercâmbio. Nos dias 03, 04 e 05 deste mês, cinco associadas estiveram participando na cidade de Pontal do Paraná-PR, do 4º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras.
Trata-se de um evento, conforme sugere o próprio nome, voltado para a inserção do público feminino dentro desta modalidade de prestação de serviços e que discutiu questões importantes em suas várias oficinas temáticas como a violência contra a mulher, trabalho infantil, formação de lideranças, biogás e compostagem, incineração, a política nacional de resíduos sólidos e até tabagismo.
Maria Odete Belini Jaqueta, Cássia Helena Camila da Silva e Maria de Lourdes Francisquini da Silva, que estavam no grupo de cinco associadas que estiveram no Paraná, relataram que acharam muito boa a participação no evento. “Eu me senti mais valorizada depois que participei deste encontro”, confessou Maria de Lourdes, há três meses na associação.
Cássia destacou a importância da troca de experiências. “A gente teve contato com pessoas de todo o Brasil, pessoas com histórias de vida parecidas com a nossa e isso nos ajudou a amadurecer muitas ideias”, contou. Maria Odete disse que retornou com uma outra visão sobre a atividade que exerce há dez meses na Ascorsi. “Voltei ainda mais entusiasmada, com a convicção de que exerço uma atividade da maior importância dentro do nosso contexto social”, avaliou. Participaram ainda as associadas Lindalva Otília Silvia e Tereza Leite de Moraes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.