O dia 21 deste mês foi a data definida para a inauguração do novo barracão da Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), em reunião realizada essa semana entre os membros da entidade, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira, e o prefeito municipal José Natalino Paganini (PSDB). O novo barracão tem cerca de um mil metros quadrados e se localiza no bairro Vila Penha do Rio do Peixe, à Avenida Professor Fenízio Marchini.
O processo de mudança já teve início essa semana com a limpeza do barracão, que contou com a parceria do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) para a lavagem do prédio. Essa semana também teve início a ampliação da Coleta Seletiva Solidária para o bairro da Ponte Nova. Em pouco mais de dois anos e meio o Projeto Coleta Seletiva Solidária abrangeu 100% da área urbana do município e três bairros rurais.
Neste período a associação já deu destinação correta para1,6 mil toneladas de materiais recicláveis. Atualmente a Ascorsi recebe cerca de 70 toneladas por mês e com a nova estrutura poderá ampliar para os demais bairros rurais, chácaras de recreio e intensificar a coleta na área urbana de acordo com as necessidades.
No ano passado o projeto Coleta Seletiva Solidária de Itapira foi contemplado, em seleção pública, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa “Petrobras Desenvolvimento & Cidadania”, que tem contribuído com a melhora da infraestrutura da associação e com a sensibilização da comunidade, iniciando um projeto de educação ambiental que contemplará todas as escolas do município.
organização dos catadores através da associação para que passassem a trabalhar em conjunto para melhorar suas rendas e melhorar suas condições de trabalho.
Atualmente a Ascorsi conta com a participação de 45 associados que trabalham separando, prensando e encaminhando o material reciclável para que este volte à cadeia produtiva contribuindo para diminuir novas extrações de recursos naturais, economizando energia, gerando renda e finalmente dando odestino ambientalmente correto de todo o material reciclável coletado de porta em porta no município.
Com a mudança para o local, a Ascorsi poderá aumentar o volume de coleta, separação e encaminhamento de materiais recicláveis. A instituição já vem funcionando há alguns dias no novo prédio. Para desenvolver suas ações, a Ascorsi também assegurou o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Cidadania & Desenvolvimento, que aprovou projeto específico de ações de reciclagem.