Terminando o ano a equipe de atletismo da SEL/Itapira faz um balanço dos resultados da equipe e também individualmente. No planejamento da equipe foi programada a inclusão de atletas na final escolar e o resultado foi surpreendente, pois as escolas ESO e Cândido Moura ficaram com nove das 20 vagas disponíveis na final escolar para a região de Campinas, conquistaram três medalhas e um atleta garantiu vaga na final nacional.
Por equipes, no estadual mirim da Federação Paulista Atletismo o planejamento colocava como meta a 10ª colocação e a equipe masculina mirim terminou com a 11ª posição, muito próximo do objetivo. Para 2014, já foi realizada uma reunião nas dependências da escola ESO com representantes das escolas ESO, Pedro Ferreira Cintra, Benedito Flores de Azevedo, Antonio Caio, Cândido de Moura e Caetano Munhoz, para ampliação da parceria com as escolas e melhoria nos resultados apresentados este ano.
Destaques
Como destaques individuais, dois atletas serviram a Seleção Paulista. Izaias Silva Júnior, campeão paulista escolar, até 14 anos, na prova do lançamento do disco, representou o ESO e o estado de São Paulo nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), e Jonatas Donizete Moreira, foi vice-campeão paulista e representou São Paulo no Campeonato Brasileiro Menores, até 17 anos, na prova do lançamento do martelo.
Outros dois destaques foram os atletas Felipe Tagliasachi, no lançamento do martelo, e Guilherme Teodoro, no pentatlo, ambos da escola Candido Moura e medalha de bronze no Estadual Mirim (até 15 anos). Felipe, de 14 anos, termina o ano na melhor colocação dos itapirenses no ranking brasileiro com a sétima colocação e, por ter 14 anos, disputa novamente em 2014 a mesma categoria, com reais chances ficar entre os três melhores do Brasil e integrar o programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
A revelação foi Everton Ignácio, da escola Pedro Ferreira Cintra, que iniciou os treinamentos no segundo semestre, após a seletiva para formação da turma de treinamento da escola. Everton venceu todas as etapas que participou do circuito regional nas provas de velocidade, 60m rasos, a mais disputada da categoria e foi finalista no Torneio Pré Mirim da FPA, feito que os atletas itapirenses não alcançavam desde 2001. “O resultado chama atenção também porque Everton tem 12 anos e desenvolvimento maturacional normal e disputa as provas de velocidade com atletas de 13 anos, o que promete resultados ainda melhores para 2014”, frisa o técnico Rodrigo da Costa Vicente.
A equipe de atletismo da SEL já está em férias e retorna no dia 15 de janeiro. Na oportunidade os atletas federados iniciarão os treinamentos e a comissão técnica buscará os acertos com as escolas e a SEL para organizarem os treinamentos da iniciação.
Everton Ignácio, a revelação do ano
Felipe Tagliasachi e Guilherme Teodoro foram medalha de bronze no Estadual Mirim
Izaias Silva Júnior, campeão paulista escolar
Jonatas Donizete Moreira - vice campeão paulista menor
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.