Itapira, a exemplo de boa parte do país, vem registrando temperaturas bastantes elevadas neste começo de ano. O ano começou com máxima de 31.1 e mínima de 21.4 (segundo dados do INMET, que tem uma estação automática na cidade) e com chuvas que se prolongaram até o dia seguinte. No entanto, a partir do dia 03 não caiu uma única gota de água. Na sexta-feira, 03, fez 35 de máxima e 33.8 de mínima, muito perto da maior marca registrada pelo INMET no município, 36,4 graus em 09 de fevereiro de 2012. A ausência de chuvas tem contribuído, segundo a metereologista Neide Oliveira, dos quadros do INMET, para aumentar a sensação de calor.
A especialista diz que as temperaturas estão um pouco acima da média do período, considerando normal o comportamento do clima. “Ingressamos no período de temperaturas elevadas. O que tem sido anormal é a pouca incidência de chuvas em algumas regiões. Dezembro já foi um mês atípico com menor intensidade de chuvas do que a média do período”, observou. Ela adverte, no entanto, que muito provavelmente as chuvas que ainda não chegaram deverão se fazer presente até o final do mês. “O problema é que é grande o risco de grandes concentrações de chuvas ocorrerem em um espaço pequeno de tempo”, advertiu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.