Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
20/06/2015 | Autismo é foco de exposição de telas e desenhos

 
 
Em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 deste mês, o Projeto ONG Comunitária Jardim Raquel “Movimento Orgulho Autista TDAH DA Itapira”, em parceria com a Rede Social Itapira e as secretarias municipais de Educação e Cultura, organiza a 1ª Exposição itinerante Artes Azuis. A abertura ocorreu na segunda-feira, 15, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho e os trabalhos permaneceram na entrada do local.
 
Dentre as obras de autoria de alunos da Escola Estadual Antônio Caio, EMEB Marco Antonio Libano dos Santos e EMEB Comendador Virgolino de Oliveira estão quatro telas de Aislan Basiloni da Cruz, uma releitura da música Beleza da Terra (de John Rutter), da autora Leticia Gabriele Laurindo, quatro releituras da obra de Romero Britto e um varal de desenhos que são releituras de Van Goghi. “São alunos com transtorno do autismo, deficientes visuais ou com baixa visão, com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e dificuldade de aprendizagem. Essa exposição é uma maneira que encontramos de mostrar um pouco do que eles são capazes de fazer. São trabalhos simples, mas de coração e que mostram a essência de cada um”, disse Maria Ângela Basiloni da Cruz, diretora do movimento.
 
Até a tarde de ontem a exposição permaneceu no hall de entrada da Casa da Cultura e hoje segue, das 15h30 às 17h, para o bairro Assad Alcici, onde irá compor a roda de leitura promovida pela Rede Social às margens da Rua Alzira Martinez Moro, próximo ao CEI (Centro de Educação Infantil) José Alberto de Mello Sartori. Na terça-feira, os trabalhos estarão disponíveis na Escola Estadual Antônio Caio e o local permanece aberto para visitação nos três períodos de aula: manhã, tarde e noite.
 
Entre os dias 24 e 26 deste mês, quem abriga a exposição é o IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) e o horário para apreciação dos trabalhos será à tarde e à noite. Concluindo o cronograma, o Senac Itapira abriga a exposição nos dias 29 e 30 em horário comercial.
 
Conforme explicou Maria Ângela, a exposição vem sendo montada desde o mês de abril, quando foi realizada a caminhada de conscientização pelas ruas centrais da cidade. “Cada escola teve um mês para se organizar e ajudar os alunos com os trabalhos. No caso do Aislan, ele já tinha algumas telas que não haviam sido expostas e também foram incluídas. A obra da deficiente visual Letícia também é inédita”.
 
Feliz pelos primeiros dias da exposição, a diretora do movimento autista disse que o evento irá ser incluído no calendário anual de atividades da ONG. “Sabemos que o primeiro ano é o mais difícil e esperamos que no próximo ano apareçam mais autores. Nossa intenção é atingir todas as deficiências e somar ao trabalho que já é desenvolvido nas entidades da cidade”, completou.
Autismo
 
O TEA (Transtornos do Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento e acomete um em cada 110 nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e relacionamento com outras pessoas, dificuldades de coordenação motora e de atenção, riso inapropriado, pouco ou nenhum contato visual, busca pelo isolamento, rotação ou fixação em objetos, dificuldades em expressar necessidades ou sentimentos, excessos de raiva, recusa de colo ou afagos, entre outros.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1842 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções