As autoridades do Japão confirmaram ter identificado que o nível de césio estava acima dos limites máximos de segurança em estoques de arroz encontrados em uma fazenda, na região de Fukushima, no Nordeste do país. Foi o primeiro caso de contaminação desse tipo desde o acidente na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, em 11 de março deste ano, devido ao terremoto seguido por tsunami.
A amostra coletada de arroz é de uma fazenda que fica a 60 quilômetros da usina. Em Fukushima, houve explosões e vazamentos decorrentes dos abalos sísmicos e do tsunami. Por segurança, várias cidades da região foram esvaziadas e alimentos produzidos na área suspensos para venda e consumo.
De acordo com o governo japonês, o arroz contaminado não foi colocado à venda. As autoridades cogitam cancelar todos os carregamentos de arroz provenientes do local onde as amostras com césio foram encontradas.
Segundo especialistas, há dificuldades em rastrear a radiação, que se espalhou com o vento e a chuva depois do desastre em Fukushima.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.