Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Janeiro de 2025
Notícia
12/01/2015 | Avenida Brasil tem trânsito lento devido a interdições para obra do BRT

A Avenida Brasil tem trânsito intenso, com diversos pontos de lentidão desde as primeiras horas da manhã de hoje (12), primeiro dia útil de interdições para as obras do BRT Transbrasil, que ligará o bairro de Deodoro ao do Caju.

As operações da CETet-Rio na principal via expressa da cidade estão sendo reforçadas com a atuação diária de 182 agentes, 15 reboques e 20 motocicletas, além de 45 painéis de mensagem variáveis e 51 câmeras, que vão monitorar ininterruptamente a avenida, a Linha Vermelha e as rotas alternativas. Essa etapa das obras deve durar quatro meses, período em que a prefeitura recomenda usar transporte público.

As interdições começaram sábado (10), mas as faixas seletivas, exclusivas para ônibus, continuam em funcionamento. Com as obras, houve migração de veículos para a Linha Vermelha, na qual, diariamente, trânsito é intenso e que já opera acima da capacidade. Inicialmente, a obra abrange um trecho de 350 metros, na altura do Canal do Cunha, próximo à Refinaria de Manguinhos.

De acordo com o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, a via opera com volume reuzido de veículos em relação a outros dias da semana, o que permite que o escoamento do trânsito sem grandes congestionamentos. "Apesar da redução no número de veículos, por volta de 9h, as retenções chegavam até quase a a descida da ponte para quem vinha de Niterói." Segundo Diniz, isso demonstrou queda no número de veículos vindos da ponte em direção à Avenida Brasil.

"Se o número de veículos não tivesse sofrido uma queda nesse trajeto, as retenções teriam congestionado a descida da ponte e também o Elevado do Gasômetro no sentido zona norte. De qualquer maneira, essa interdição é preocupante, por ser de grande impacto para o tráfego", completou Diniz.

Ele ressaltou que, mesmo com a faixa reversível e com os operadores atuando no local, é necessário que a população colabore, evitando a Avenida Brasil e de preferência migrando para o transporte público, que tem capacidade de receber um número maior de passageiros. "A orientação é usar os trens e as barcas."

Além dos problemas que os motoristas enfrentaram por causa das interdições, no início da manhã de hoje, um trem da Supervia que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil apresentou problemas no equipamento que o liga à rede aérea e teve a viagem interrompida próximo à Estação Inhoaíba. O incidente provocou atrasos no Ramal Santa Cruz, o que só foi normalizado por volta das 11h15.

Para Diniz, isso foi ruim para operação e agravou os demais problemas. "O que aconteceu hoje com a Supervia atrapalhou, porque durante toda a semana foi montado um esquema especial, que previa a diminuição de intervalos entre as locomotivas e maior oferta de trens".

O que mais preocupa a prefeitura, no entanto, é a volta do trabalhador do centro para as zonas norte e oeste e para a Baixada Fluminense no fim da tarde, horário do rush, pegando a Avenida Brasil. "Existe uma grande concentração de veículos na Avenida Brasil. Na hora do rush, à tarde, vamos usar a faixa exclusiva de ônibus como reversível. Vamos interditar uma das faixas, no sentido centro, da Avenida Brasil e colocar nela os ônibus no sentido zona oeste. Com isso, liberaremos a segunda faixa para veículos particulares", explicou Diniz.

Editor Nádia Franco

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-01/avenida-brasil-tem-transito-lento-devido-interdicoes-para-obra-do-brt

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

810 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções