Corporação chega aos 107 anos neste domingo
Neste domingo (10) - dia em que completa 107 anos de atividades - a Banda Lira Itapirense fará um concerto especial no Sepin (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência). A entidade situada na Vila Ilze recebe a apresentação a partir das 9h00, com entrada franca. O evento antecede a apresentação do espetáculo teatral ‘Dengue – O Fim da Picada Continua’, que também é aberto ao público.
A peça aborda, de maneira pedagógica, os cuidados e as orientações necessárias para o efetivo combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. O espetáculo tem o patrocínio da empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, que também apoia as atividades da Banda Lira por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A apresentação da corporação musical terá aproximadamente 45 minutos de duração. O repertório concentrará peças clássicas e populares, sob a regência do maestro Maurício Perina. O Sepin fica na Rua Guanabara, 121. Segundo a direção da Banda Lira, um concerto especial também deverá ser agendado para comemorar o aniversário da instituição, com a data devendo ser anunciada em breve.
HISTÓRIA
A Banda Lira Itapirense foi fundada em 10 de abril de 1909, sendo declarada de Utilidade Pública em 1970. A corporação é uma das mais antigas em atividade ininterrupta no país. Atualmente é presidida por Luis Fernando de Almeida, que também atua como músico da instituição há 35 anos. O regente e diretor-artístico Maurício Perina está à frente da corporação desde 1999.
Hoje, Banda Sinfônica concentra 46 músicos, enquanto que a Banda Alpha tem 17 integrantes, a Banda Escola reúne 14 membros e o Coral Cristália soma 13 componentes. Em projetos desenvolvidos com o apoio da empresa farmacêutica e também da Prefeitura, por meio das secretarias de Promoção Social e de Cultura e Turismo, a Banda Lira Itapirense atende perto de mil crianças e adolescentes, sendo aproximadamente 400 através do Projeto ‘Viva Música’ e aproximadamente 600 através do Projeto ‘Escola de Música II’.
Corporação tem vagas para aulas de violão
A Banda Lira Itapirense também está com vagas abertas para aulas de violão, com participação gratuita. As atividades acontecem na sede da instituição, à Rua Comendador João Cintra, 41, no Centro.
As vagas são para as turmas de quarta e de quinta-feira, para aulas com uma hora de duração realizadas entre 14h00 e 17h00. Para outros horários, há uma lista de espera. Os interessados devem procurar a direção da corporação para início imediato.
Não é necessário que o aluno possua violão, já que a Banda Lira disponibiliza o instrumento para o uso durante as aulas, também sem qualquer custo. Outras informações pelo telefone (19) 3813-3330 ou no site www.bandaliraitapirense.org.br.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.