Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Janeiro de 2025
Notícia
20/04/2012 | Banda Lira comemora com grande festa o 103º aniversário.

O historiador Arlindo Bellini nos conta que pelos idos de 1897, por iniciativa de Victorino Proost de Souza Itapira ganhou um teatro que serviu para apresentações de inúmeras companhias dramáticas e líricas. Com a decadência do teatro nas pequenas cidades, Ludovino de Andrade transformou aquele espaço em cinema.

Itapira contava com outro teatro, o Teatro Recreio, que contratava a Banda União, do Maestro Ananias José Vieira para executar os dobrados defronte ao cinema e, depois, durante a exibição dos filmes que eram mudos naquela época.

Depois de uma sonora vaia, os músicos desgostosos deixaram de tocar no cinema e formaram a Banda Lira itapirense no dia 10 de abril de 1909, tendo como maestro o Sr. Antonio Paulino de Castro.

Após o falecimento de Antonio Paulino de Castro, a regência passou para as mãos de Antonio Rodrigues, mais conhecido por Niquinho. Outros maestros passaram pela corporação, Alcebíades Rodrigues Gomes, Flamínio Simões, Rodolfo Tolentino, Benício Campos Brito, Manoel Cabral, José Borges, Aslfredo Ceragioli, José Lang, Avelino Carvalho, Alberto Lang, Celestino Correia, Francisco Gonçalves, Emílio Damaschi, Dudu Nunes, José de Souza, José de Souza Vale, Fidelis, Antonio Trani, João Trani, Américo de Freitas, José Augusto de Oliveira,
 Américo Passarella, João Brandão Junior, Nicolino Ananias José Vicente de Brito Filho e Florindo Natal Fadel. Atualmente, a batuta está com o maestro Maurício Perina.

Durante estes cento e três anos, a Banda Lira passou por diversas mudanças. Foi declarada de utilidade pública no dia 15 de julho de 1970.

Em julho de 1999, foi implantada a "Escola de Música", projeto elaborado por Maurício Perina, que em convênio com a Prefeitura Municipal de Itapira, visando desenvolver cultural e socialmente as crianças e jovens, através da música. Dentro desse projeto, de cunho eminentemente social, a Banda patrocina cursos de musicalização e formação de fanfarra com crianças de baixa renda nos Centros Comunitários "Flávio Zacchi e 12 de outubro". Nas Escolas municipais (EMEFs) realiza "Concertos Didáticos" para apresentar às crianças os instrumentos musicais e despertar o gosto pela música.

A Banda Lira se envolve com as comunidades de Itapira e região participando dos eventos cívicos, religiosos e populares.

Para comemorar 103 anos de luta e abnegação, porém de muitas alegrias e histórias, a Banda Lira Itapirense reune neste sábado, 21 de abril, todos os músicos, familiares, convidados especiais e simpatizantes no Clube da Saudade.
 
Na programação, a Banda fará a abertura solene às 20h e apresentará cinco peças musicais. Em seguida a Banda Tropical de Mogi Guaçu fará um concerto especial, com o repertório desenvolvido contando com a participação da Orquestra Dançante da Lira.
 
Após as apresentações especiais, será servido o jantar com lagarto ao molho madeira, escondidinho de frango, farofa, arroz, saladas e sobremesa.

Foram colocadas à venda 100 mesas com quatro lugares no valor de R$ 35,00, por pessoa. As bebidas serão vendidas separadamente.

Os interessados poderão adquirir os convites com os músicos ou na secretaria da Banda Lira, na Rua Comendador João Cintra, 41.


 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1220 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções