Carregando aguarde...
Itapira, 07 de Janeiro de 2025
Notícia
18/01/2014 | Beto Coloço: “Rolezinhos” e segregação social

 

A gênese dos chamados “rolezinhos” é o desejo de jovens da periferia das grandes cidades, de acessarem espaços frequentados pelas classes às quais aspiram. Sua análise pode ser estendida às decisões judiciais que impediram tais eventos, porém, as tentativas de afastá-los atiça ainda mais tais anseios.
 
Os shoppings são espaços privados, e seus gestores têm obrigações legais para com frequentadores, colaboradores e logistas. Desta forma, as autoridades públicas são igualmente responsáveis por garantir a segurança das pessoas e do patrimônio.
 
Se há delito, a polícia deve intervir e seguranças privados podem agir – e isso não é objeto de debate. O problema surge quando esses agentes reprimem de forma desproporcional ou tentam impedir encontros de forma preconceituosa. O argumento utilizados pelas autoridades é de que os shoppings não são locais adequados para manifestações sociais. Isso pode ser verdade do ponto de vista jurídico e urbanístico, mas não esqueçamos que em muitas cidades os shoppings fazem as vezes de espaços públicos em um país que carece de tal aparelhamento.
 
Os “rolezinhos” são a expressão de uma batalha social e reprimi-los pode fazer com que estes jovens se sintam ainda mais excluídos da sociedade.
Fonte: Beto Coloço

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1441 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções