A Biblioteca Municipal Mário da Fonseca, voltou a funcionar, nesta quinta, 15, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho. O prédio histórico, que um dia abrigou a cadeia municipal, passou foi revitalizado com recursos do município.
Durante as reformas, a biblioteca funcionou na Avenida Brasil, onde antes funcionava o Departamento de Turismo, mas em face do espaço, apenas parte do extenso acervo estava disponível. De volta à casa, o leitor tem todos os livros à disposição.
O Secretário de Cultura, José Carlos Vieira, informou que a atualização dos títulos é feita anualmente. Prefeitura compra os livros listados de acordo com sugestões dos leitores e indicações das escolas e críticos literários. Estima-se que a biblioteca possua cerca de trinta mil títulos dos mais variados temas. Aproximadamente, cem leitores frequentam a biblioteca, mensalmente, retirando, em média, três títulos cada um.
Vieira destacou: “o prédio ficou quatro meses interditado. A reforma atingiu estrutura inteira, resolvendo problemas de segurança, e recebeu nova pintura. A sala de leitura infantil e a sala de pesquisa estão recebendo os últimos retoques. O circulante de livros está funcionando normalmente. Acredito que até semana que vem esteja tudo normalizado.”
A reforma do prédio, como bem disse José Carlos Vieira, revigorou a estrutura. Trata-se de um prédio antigo, várias rachaduras eram visíveis e a segurança estava ameaçando os funcionários e frequentadores. A pintura está em processo de acabamento.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.