Carregando aguarde...
Itapira, 11 de Janeiro de 2025
Notícia
26/02/2014 | Bloco de carnaval abre campanha contra exploração sexual infantil em SP

Pelo sétimo ano consecutivo, a Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi aberta hoje (26) com desfile do bloco de carnaval da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Cerca de 2 mil pessoas participaram do desfile, segundo a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Ao som da bateria mirim e com a presença da ala das baianas da Escola de Samba Vai-Vai, o grupo saiu da Praça do Patriarca e desfilou pelas ruas do centro da cidade. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a exploração sexual infantil durante o carnaval. Crianças, adolescentes e pais atendidos pela secretaria estão envolvidos na campanha.

De acordo com uma das responsáveis pelo bloco, Fabiana Pereira, a campanha visa também a conscientizar sobre a exploração do trabalho infantil, moradores de rua e o consumo de álcool e drogas. ? A ideia é que cada criança e adolescente se empodere de sua segurança e utilize os canais disponíveis para denunciar?.  

?O resultado desse trabalho é um número maior de denúncias. Não podemos dizer que por conta da denúncia o caso seja concreto, porque há uma avaliação, mas a partir do momento em que se consegue constatar a violência é um maior número de pessoas em atendimento?, acrescentou.

Para fazer as denúncias no estado de São Paulo, basta ligar para o Disque 181, além do Disque 100, que é nacional. O denunciante pode procurar ainda os conselhos tutelares, centros de referência de Assistência Social e os centros de Referência Especializada. ?Hoje, temos 450 pessoas em atendimento. Esses serviços atendem também a família e quando possível também o agressor, embora esse número seja mais baixo porque o atendimento é feito quando há ordem judiciária?, explicou Fabiana.

A estudante Cássia Rosa, de 15 anos, elogiou a iniciativa do bloco. ?Eu não conheço ninguém que tenha sofrido abuso sexual, mas no grupo comunitário em que participo, no bairro São José, falamos muito do assunto e percorremos o bairro conversando com as pessoas?.

Para a estudante Karine Beatriz, 12 anos, é importante os pais estarem atentos ao que acontece com os filhos. ?Eu vim no bloco para reforçar o alerta", acrescentando que é importante para evitar casos e abuso sexual no carnaval e na Copa do Mundo.

Editor Carolina Pimentel

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014-02/bloco-de-carnaval-abre-campanha-contra-exploracao-sexual-infantil-em-S%C3%A3o-Paulo

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

660 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções