Combatentes do grupo terrorista Boko Haram atacaram hoje (6) a aldeia de Bosso, a Sudeste do Níger, na fronteira com a Nigéria. Foi a primeira incursão violenta do grupo radical islâmico no país, segundo uma fonte oficial e uma testemunha. Os combates começaram às 6h em Brasília, disse Yacouba Soumana Gaoh, governador de Diffa, capital da província com o mesmo nome a que pertence Bosso.
Por volta das 10h em Brasília, Gaoh disse à agência de notícias France Presse que tudo tinha voltado ?ao normal?. Um habitante da localidade descreveu barulhos de armas em toda a aldeia, quer de armas pesadas, quer de armas ligeiras, bem como de um avião e de gritos de Alá é grande, quando os combates se aproximavam das habitações. ?A situação acalmou, mas continuamos em casa, disse o morador.
Não há informação sobre mortos ou feridos. Uma fonte humanitária disse que o exército do Chade, posicionado em Bosso desde segunda-feira, e o exército do Níger conseguiram ?empurrar [os combatentes do Boko Haram] de volta para a Nigéria?.
Segundo o governador, tropas do Níger combateram os fundamentalistas, dado que os soldados chadianos estavam fora de Bosso. O parlamento do Níger deve aprovar na segunda-feira o destacamento de um contingente de tropas para a Nigéria a fim de combater o Boko Haram.
Editor Graça Adjutohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-02/boko-haram-ataca-pela-primeira-vez-localidade-no-nigerComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.