Depois da humilhante derrota para a Alemanha, a Seleção Brasileira volta a campo na tarde de hoje, às 17h00, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, para enfrentar a Holanda na disputa do terceiro lugar. Para o time brasileiro mais que o terceiro lugar, o jogo de hoje vale tentar amenizar um pouco o vexame da derrota para a Alemanha.
O técnico Luís Felipe Scolari mostrou que pode fazer várias modificações na seleção brasileira. O treinador mudou a estrutura tática, reforçou o meio-campo e sacou quatro jogadores que iniciaram o confronto contra a Alemanha, entre eles o criticado atacante Fred.
Felipão mudou radicalmente a equipe do meio-campo para frente. Trocou o esquema com três atacantes e escalou a equipe titular com três volantes. Luis Gustavo ganhou a companhia de Paulinho e Ramires, que haviam ficado no banco contra os alemães. Fernandinho perdeu a vaga entre os titulares, assim como o atacante Hulk.
Também acabaram sacados Bernard e Fred. Willian e Jô foram os substitutos testados por Felipão durante a atividade. Na defesa, Henrique treinou entre os titulares ao lado de David Luiz, com Dante entre os reservas. Thiago Silva foi poupado, realizando apenas trabalhos físicos. O capitão, porém, deve iniciar a partida contra os holandeses. Felipão iniciou o treinamento tático com Júlio César; Maicon, Henrique, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Willian e Oscar; Jô.
Brasil e Holanda já se enfrentaram quatro vezes em partidas da Copa do Mundo. A primeira delas na Copa de 1974, quando o carrossel holandês, comandado por Cruijff e Nesk, venceu a seleção de Zagallo por 2 a 0. O troco brasileiro ocorreu na Copa de 1994 nos EUA o Brasil venceu por 3 a 2.
O terceiro jogo entre as duas seleções ocorreu na semifinal da Copa de 1998 na França. No tempo normal empate em 1 a 1 com gols de Ronaldo para o Brasil e Kruivert para a Holanda. O jogo foi para os pênaltis e o Brasil ficou com a vaga na final. Na Copa de 2010, o Brasil foi eliminado pela Holanda por 2 a 1.
Outro fator de destaque na jogo desta tarde é a rusga entre os técnicos Luis Felipe Scolari e o holandês Van Gall. Os dois vêm trocando farpas desde o inicio da competição.
Alemanha e Argentina decidem pela terceira vez
Alemanha e Argentina irão decidir amanhã, 13, às 17h00, a Copa do Mundo do Brasil 2014. Está será a terceira vez que as duas equipes decidem o campeonato mundial.
A primeira final aconteceu no ano de 1986, no México quando a Argentina comandada por Diego Maradona, venceu os alemães pelo placar de 3 a 2. Na Copa seguinte, em 1990 na Itália, a Alemanha deu o troco e venceu a Argentina pelo placar de 1 a 0.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram em jogos de Copa do Mundo foi na Copa de 2010, na África do Sul, e Alemanha goleou o a Argentina pelo placar de 4 a 0. As duas equipes mantiveram a base da última Copa.
Para chegar às finais as duas equipes disputaram seis partidas. A Alemanha estreou com goleada sobre Portugal por 4 a 0, empatou com Gana por 2 a 2 e venceu os Estados Unidos por 1 a 0, encerrando a primeira fase. Nas oitavas-de-final passou pela Argélia por 2 a 1. Nas quartas-de-final venceu a França por1 a 0 e na semifinal goleou o Brasil por 7 a1.
Já a Argentina estreou vencendo a Bósnia por 2 a 1, na sequência venceu o Irã por 1 a 0 e a N igéria por 3 a 2, encerrando a primeira fase. Jogou e venceu a Suíça, nas oitava,s e a Bélgica nas quartas-de-final pelo placar de 1 a 0. Na semifinal venceu a Holanda nos pênaltis, após empate em 0 a 0, no tempo normal e na prorrogação. O time alemão busca o tetracampeonato enquanto os argentinos o tricampeonato.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.