Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
21/05/2011 | Brasileiro de 2011 revê ídolos sem título
Brasileiro de 2011 revê ídolos sem título
 

DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, terá início a 55ª edição do Campeonato Brasileiro --a primeira desde que a CBF unificou as conquistas da Copa União, da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A novidade será a presença de ídolos que não disputam a competição há alguns anos, como Rivaldo e Juninho Pernambucano, e que têm a chance de buscar o título pela primeira vez, como Ronaldinho Gaúcho, Liedson e Luis Fabiano.

O caso mais curioso é do atacante Brandão, 30, que nunca disputou o Nacional. Ele foi contratado pelo Cruzeiro no final de março após quase dez anos na Europa, onde defendeu o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o Olympique de Marselha, da França.

No Brasil, ele jogou em clubes menores e conseguiu destaque no São Caetano em 2002, durante a Taça Libertadores, quando marcou seis gols. Foi vendido para o clube ucraniano antes do início do Brasileiro daquela temporada.

Já o meia são-paulino Rivaldo, 39, vai disputar pela primeira vez a competição no sistema de pontos corridos --fórmula tradicional na Europa, mas introduzida no Brasil em 2003. Campeão mundial pelo Brasil em 2002, ele não disputa o Nacional há 16 anos, desde 1995, quando defendia o Palmeiras.

O meia foi campeão pelo time alviverde em 1994 e em julho de 1996, um mês antes do início do Brasileiro daquele ano, foi vendido para o La Coruña, da Espanha.

Luiz Novaes - 11.dez.1994/Rubens Cavallari - 3.fev.2011/Folhapress
Rivaldo em sua passagem pelo Palmeiras e agora, no São Paulo
Rivaldo em sua passagem pelo Palmeiras e agora, no São Paulo

Situação parecida com a de Juninho Pernambucano, 36, atualmente no Vasco. O meia não disputa o Nacional desde 2000, quando ajudou o time cruzmaltino a conquistar a Copa João Havelange, que substituiu o Brasileiro daquele ano. Na sequência foi jogar no Lyon, da França, onde ficou até 2009 e passou as últimas duas temporadas no Al Gharafa, do Qatar.

O lateral direito Mancini --que vem atuando como atacante no Atlético-MG-- também vai matar a saudades do Nacional. Ele nunca foi campeão, mas bateu na trave em 2001, quando o São Caetano perdeu a final para o Atlético-PR. Depois foi jogar na Itália, onde defendeu Venezia, Roma, Inter e Milan, e está de volta neste ano.

No Flamengo, o meia Ronaldinho, 31, que disputou apenas três edições do Brasileiro (1998, 1999 e 2000) e nunca foi campeão, tem a chance de tentar seu primeiro título. Ele voltou ao futebol brasileiro depois de um intervalo de dez anos --deixou o Grêmio em 2001 para jogar no Paris Saint-Germain, Barcelona e Milan-- e já ajudou a equipe carioca a conquistar o Estadual do Rio.

Os atacantes Liedson, 33, e Luis Fabiano, 30, também nunca foram campeões brasileiros e disputaram a competição pela última vez em 2003 e 2004, respectivamente. Ambos defendiam suas equipes atuais, Corinthians e São Paulo, e saíram antes do término do Nacional para jogar em Portugal.

Liedson fez 18 jogos e marcou dez gols, depois foi negociado com o Sporting. O segundo jogou oito partidas, com cinco gols, mas se despediu após uma crise com a torcida, que não perdoou a eliminação para o Once Caldas na Taça Libertadores daquele ano, e foi negociado com o Porto.

Os atacantes Euller, 40, e Fábio Junior, 33, completam o time dos que voltam disputar o Brasileiro neste ano. A dupla jogou pela última vez em 2005, quando defendiam o Atlético-MG, rebaixado para a Série B. Neste ano, eles voltam ao campeonato defendendo o América-MG. Euller conta com um título no currículo, pelo Vasco, em 2000. Já Fábio Junior tenta sua primeira conquista.

Fonte: uol.com.br

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1806 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções