Os cientistas brasileiros Marcelo Gleiser e Márcia Barbosa foram eleitos para o Conselho do American Physical Society, uma das principais entidades de estudo de física do mundo. Fundada em 1899, reúne mais de 46 mil associados, publica 12 revistas e organiza encontros científicos.
O professor da universidade americana Dartmouth College, Marcelo Gleiser ocupará o cargo de conselheiro-geral e Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o de conselheira internacional.
Ele trabalha com estudos sobre os cruzamentos da teoria de campo, a relatividade e cosmologia. É cientista premiado e participou de painéis organizados pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Escreveu três livros, nos quais tenta popularizar o estudo da física.
Márcia Barbosa estuda o comportamento termodinâmico de fluídos complexos. É diretora do Instituto de Física da universidade gaúcha. Faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil.
"A comunidade [científica] tem que estar preparada para mostrar à sociedade que a física é muito importante, não só para restaurar o crescimento econômico, mas também para garantir um modo de vida sustentável e socialmente justo", disse Márcia Barbosa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.