Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Setembro de 2024
Notícia
22/03/2012 | Butantan estuda tratamento com células-tronco para animais

Uma nova esperança para o tratamento de endometrose, doença que atinge 60% das éguas, está saindo dos laboratórios do Instituto Butantan, em São Paulo. O órgão ligado à Secretaria da Saúde estuda a infusão de células-tronco retiradas do tecido adiposo (gordura) de cavalos, em éguas portadoras da enfermidade. As primeiras análises dessa descoberta apresentaram resultados considerados positivos.

A endometrose é uma doença grave, que afeta boa parte da população de éguas. Provoca a inativação das glândulas uterinas, prejudicando o funcionamento do tecido, o que pode ocasionar a perda de função do órgão e, consequentemente, o aborto. Essa é a principal causa de infertilidade desses animais. "Nosso objetivo é possibilitar uma melhoria na qualidade de vida do animal e também na criação para o produtor", relata Lisley Inata Mambelli, bióloga do Instituto Butantan.

Durante dois meses, seis animais que passaram pelo processo foram estudados. As primeiras biópsias apresentaram conformação estrutural semelhante à de um útero sadio, o que comprova a eficácia da pesquisa. A próxima etapa do estudo será a de validação clínica, cujo objetivo será o de tentar emprenhar (engravidar) as éguas. A doença causa a degeneração do endométrio, provocando a infertilidade da fêmea.

Fonte: Portal SP

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1602 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções