Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Abril de 2025
Notícia
01/11/2011 | Cadastramento de doadores de medula óssea começa na terça-feira

Inicia nesta terça-feira (8), e vai até o próximo dia 12, a primeira campanha de cadastramento de doadores de medula óssea no município. Serão oito postos de cadastramento, instalados na Praça Bernardino de Campos e nos supermercados da cidade (ver relação abaixo), que atenderão os voluntários diariamente das 8 às 18 horas, e onde será preenchido o cadastro com dados completos e endereço, e coletada uma pequena amostra de sangue de cada voluntário.

A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital de Câncer de Barretos, proposta pelo vereador Cleber Borges, com o apoio de Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, dos cursos de Enfermagem das faculdades de Jaguariúna (FAJ) e do IESI, do Colégio São Francisco, das entidades Jovem em Ação e Ordem Demolay.

A campanha vai incluir os itapirenses no REDOME/Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Nos dias e nos postos de cadastro da campanha, serão recolhidos 10 ml do sangue e os dados pessoais de cada voluntário, para preenchimento de um formulário. É fundamental que se leve um documento de identidade com foto. O sangue será tipado por exame específico para identificar as características genéticas do voluntário, e o resultado será incluído no REDOME. As informações genéticas do doador e dos pacientes serão cruzadas, e quando houver um paciente compatível, outros exames serão necessários, sendo então o voluntário consultado para confirmar se deseja fazer a doação.

A doação de medula óssea é um procedimento seguro, que não causa qualquer problema à saúde do doador. Existem duas formas de doar. A escolha do procedimento mais adequado é do médico. Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas. Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação. O segundo procedimento chama-se aférese. O doador toma um medicamento que faz com que as células da medula óssea sejam levadas para a corrente sangüínea. Estas células são retiradas pelas veias do braço do doador, com uso da máquina de aférese.

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica e linfomas. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue. Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. O doador deve manter seu cadastro atualizado junto ao REDOME, para que seja encontrado em caso de haver compatibilidade com algum paciente.

“É uma campanha importante, que certamente vai ajudar a incluir um bom número de voluntários de Itapira no cadastro de doadores, trazendo mais possibilidades de cura aos pacientes que precisam de transplante de medula óssea”, destacou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. “Aproveitamos também para agradecer o Hospital de Câncer de Barretos pelo apoio, o Laboratório Cristália pela impressão dos folders, as faculdades e entidades envolvidas, a direção dos supermercados que irão abrigar os postos de cadastro, e a imprensa pela divulgação da campanha”, acrescentou Vladen.


Relação dos locais da Primeira Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea de Itapira, de 8 a 12 de novembro:
Praça Bernardino de Campos, Supermercados Antonelli, Cubatão, Cubatão Centro, Frutas & Cia, Geoli, Juritis e Marcatti.

Fonte: Fernando Odriozola, Técnico em Comunicação Social

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1770 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções