Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Janeiro de 2025
Notícia
11/11/2011 | Câmara aprova novo Parlamento Jovem


 


 

            Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão de terça-feira (08), o Projeto de resolução 05/2011 que institui na Câmara o Parlamento Jovem, iniciativa do presidente da Casa, Manoel Marques (PV). Um programa parecido já existia no Legislativo, porém, esse foi totalmente reformulado para proporcionar o máximo de oportunidade e aprendizado aos adolescentes do município.

            Segundo determina o texto o projeto deve entrar na fase prática em abril de 2012. Até lá o trabalho, tanto de vereadores quanto funcionários da Câmara para o Parlamento Jovem, será direcionado à criação de material de apoio, como apostilas, folder, levantamento de informações, assim como um cronograma de atuação.

            O objetivo principal do projeto é despertar na juventude a consciência de cidadania, voltada à política participativa, provendo a oportunidade de que estudantes de escolas estaduais e particulares se elejam como um parlamentar e possam representar a população em sessões e atividades ligadas ao poder Legislativo, como faz um vereador.

            “O projeto anteriormente em vigor na Câmara não atendia as necessidades que merece um programa desta importância. Por isso fomos buscar em Mogi Guaçu, informações e conteúdos para que desenvolvêssemos em nossa cidade um projeto abrangente, funcional, e mais importante, que realmente envolva os estudantes na atividade política e democrática”, analisou Marques.

            Segundo o presidente os trabalhos ligados ao parlamento Jovem devem ser iniciados imediatamente. “Vamos dar andamento no trabalho, como cadastramento de escolas, visita nas instituições elaboração de material informativo, entre outras ações para que a partir de abril de 2012, o Parlamento Jovem seja aplicado em Itapira”, afirmou.

 

O PROJETO

 

            O texto aprovado consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 1º abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno criado especificamente para o projeto.

            Serão 12 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorrerá nas escolas que aderirem ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após serem eleitos e tomarem posse, os parlamentares jovens terão várias atividades iguais a de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.

            Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.

Fonte: Câmara Municipal

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1840 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções