Realizada na manhã de anteontem no salão do Lions Clube de Itapira, a campanha de doação de sangue promovida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) resultou na coleta de 58 bolsas de sangue. Ao todo, 81 candidatos compareceram, sendo 34 pela primeira vez.
No mesmo período, a equipe fez o cadastro de medula óssea, com inscrição de 29 pessoas. Os resultados da amostra de sangue coletada especialmente para essa finalidade permanecerão disposição do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Os números, na avaliação do bioquímico responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira, Francisco de Assis Marella, são positivos e mostram que a média de doadores vem se mantendo estável a cada coleta. Ele também destaca o número de voluntários que se candidataram pela primeira vez. “Isso é o mais importante, porque mostra que cada vez mais estamos recebendo novos doadores”, disse.
As próximas datas de coletas de sangue em Itapira serão nos dias 18 de junho, 20 de agosto, 22 de outubro e 17 de dezembro, sempre no horário das 9h ao meio dia e no mesmo local. O bioquímico alerta ainda que, no período mais frio do ano, normalmente os números caem e, por isso, a importância da divulgação e da fidelidade dos doadores.