Conforme ocorre em períodos de dois em dois meses, uma equipe do Hemocentro da Unicamp vem a Itapira na quinta-feira, 24, para realizar mais uma campanha de doação de sangue. Como de costume, o local que abrigará a ação será a Sede do Lions Clube, que fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista.O horário de atendimento será das 9h00 às 12h00.
De acordo com o bioquímico Francisco de Assis Marella, responsável pelo banco de sangue do município, a expectativa é que pouco mais de 100 pessoas compareçam no local para realizar a boa ação. Para colaborar, o doador deve ter entre ter entre 16 e 65 anos, mais de 50 quilos e todos devem apresentar documentação com foto. No caso dos menores de idade, eles terão que estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
Após o processo de cadastro, todos os candidatos passarão por uma triagem médica e, posteriormente por uma entrevista completa para identificar quaisquer riscos. É importante que os doadores não estejam em jejum, não tenham fumado nas últimas duas horas e nem consumido bebida alcoólica.
Após essas etapas, a coleta de uma bolsa de aproximadamente 500 ml de sangue será realizada, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas. Em seguida, todas as amostras de sangue são testadas para doenças infecciosas transmissíveis como sífilis, doenças de Chagas, hepatite B e C e infecção pelos vírus HIV e HTLV. Somente depois disso que o sangue é utilizado em transfusões.
O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo quatro vezes em 12 meses e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses.
Qualquer dúvida sobre o procedimento ou sobre possíveis impedimentos para se tornar um doador podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432. No dia da coleta os doadores são acompanhados por profissionais capacitados e recebem um lanche.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.