Realizada na última quinta-feira por uma equipe do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a primeira coleta de sangue do ano resultou na arrecadação de 61 bolsas. Assim como nas edições anteriores, a campanha foi locada no Lions Clube no período das 9 às 12h.
De acordo com o bioquímico Francisco de Assis Marella, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira, 71 candidatos compareceram ao local, 25 deles pela primeira vez. O saldo foi considerado positivo, principalmente pela epidemia de dengue na cidade, o pós Carnaval e pelo tempo chuvoso registrado naquela manhã. “Levando em consideração todos esses contras foi ótimo o número. Tínhamos receio de um registro ainda menor”, disse.
A próxima campanha de doação de sangue com cadastro de medula óssea ocorre no dia 23 de abril, também no Lions Clube. Podem fazer a doação pessoas entre 16 e 69 anos portando documento com foto que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia há menos de 6 meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses. Durante o procedimento, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e condições físicas, entrevista sigilosa, lanche e finalmente a retirada do sangue.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.