Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) fez neste domingo (15) distribuição gratuita de 10 mil livros para quem passasse pelo Largo da Piraporinha, extremo sul da capital paulista. A campanha de incentivo à leitura na periferia, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, parte de arrecadações feitas em editoras, empresas e pessoas físicas.
A barraca da Cooperifa chamava a atenção dos frequentadores, como Viviane de Souza, estudante de 15 anos, que saiu com vários livros nas mãos. “Livro é caro, a gente não tem condição de comprar. Então, acho uma boa iniciativa”, disse.
O fundador da cooperativa, Sérgio Vaz, concorda que a melhor maneira de formar leitores é democratizando livros. “A gente tem a ideia de que para incentivar a leitura as pessoas têm que ter o livro, tem que manuseá-lo. Estamos abordando as pessoas e falando diretamente da importância do livro, da literatura”.
Segundo Vaz, a Cooperifa promove também outras ações para levar cultura às comunidades, como uma várzea poética, a chuva de livros e o sarau. A distribuição de hoje integrou a comemoração de 12 anos de existência da cooperativa.
Flaviana Silva, 23 anos, auxiliar de dentista, estava preocupada em formar um pequeno leitor, seu filho de 7 anos, que acabou de aprender a ler. “Penso no futuro dele”, disse.
Rose Aparecida Camargo de Paiva, 52 anos, doméstica, contou que adora livors e saiu animada com um título do seu autor favorito. “Estou aqui na fila para pegar o livro do Jorge Amado, O Milagre dos Pássaros. Mas já peguei [livros] para levar para os meus netos, peguei um para minha filha também”, disse.
Edição: Fernando Fraga
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.