A etapa de Paulínia do Brahma Super Bull PBR, o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros, contou com vários competidores de destaque nacional, como Ednei Caminhas, o único campeão mundial por antecedência em toda a história, título conquistado em 2002 e João Mauro Kugel, campeão brasileiro de 2007.
Mas quem brilhou foi Roberto Pereira, competidor que disputou apenas cinco etapas na temporada de 2012 e mesmo assim sagrou-se campeão em duas. Em Paulínia ele confirmou seu talento e foi o vencedor do Brahma Super Bull PBR, além de ajudar seu time a ganhar a disputa por equipes, que ocorreu simultaneamente ao Campeonato Brasileiro.
O competidor, que havia ficado na quinta colocação no geral até o 3º round, desafiou o touro Ideal, da Cia. Fortaleza, e com muita técnica o superou, conquistando a nota 90,50. Com esta pontuação, Roberto Pereira somou 262,63 pontos e levou o título do PAM 2012. “Estreei na PBR neste ano e estou muito feliz com a profissionalização da Montaria que encontrei aqui. Sei que ainda não sou muito conhecido, e que também não sou mais um menino, já que tenho 36 anos, mas vou lutar para ser sempre o melhor. Me preparo para isto e nas cinco etapas que disputei, venci duas”, apresentou o campeão.
Ao fim do 3º round, os oito finalistas tinham boas chances de conquistar o título, pois nenhum atleta havia conseguido parar nos três touros que montou, diminuindo bastante a diferença entre o oitavo e o primeiro lugar. João Mauro Kugel, de Cosmópolis-SP, foi o primeiro a montar, conseguindo parar no Bola Oito, da Cia. Leó Penápolis, recebendo a nota 88,50. Com este resultado, os demais caubóis foram colocadas sob pressão, já que João Mauro assumiu automaticamente a liderança. Ednei Caminhas e Alex Venturine não tiveram muita sorte e caíram dos seus touros, assim como Luiz Gustavo Cozine, Edson Tridica, Dayer da Costa e Edgard Lázaro.
Ao fim das disputas, o vice-campeonato ficou para João Mauro Kugel, com 251 pontos, e a terceira colocação para Edgard Lázaro, com 175,13 pontos.
Já entre os touros, Arco-Íris, da Cia. Gold Company, montado por Luiz Carlos Cozine, recebeu nota 46,13 no domingo e foi o melhor da noite. Os outros destaques da noite foram os animais Boicote, Cia. Paulo Emílio, com 45,75 pontos, Carro Chefe, Cia. Peninha, com 45,38, e Ideal, da Cia, Fortaleza, e Baguá, da Cia. Fortaleza, empatados com 45,13 pontos.
Disputa por equipes
Simultaneamente ao Brahma Super Bull PBR, o PAM 2012 organizou uma disputa por equipes. Os competidores da etapa foram divididos e, antes da grande final, o time que tivesse mais pontos seria o vencedor. O grupo campeão foi a Polo Wear, com 670,75 pontos, formada pelos competidores Paulo Nascimento, Alex Venturine, Flávio Vinícius, Douglas Lino, Roberto Pereira, Romildo Rodrigues, Marcos Paulo Ribeiro e Lucimar Laureano. O prêmio de R$ 10 mil foi dividido pelos oito caubóis.
Em segundo lugar ficou a equipe AVM Imóveis, com 663,88 pontos. A Odontoclinic se classificou em terceiro com 606,38 pontos e o Supermercados Pague Menos ficou na quarta colocação, somando 423,13 pontos.
Foto: Alberto Gonzaga
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.