O torcedor palmeirense não esquecerá a noite de 11 de julho de 2012, quando pode soltar o grito de campeão da Copa do Brasil 2012. O caminho para o título passou pelo nordeste e sul do país.
A estreia da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari aconteceu no dia 14 de março, em Alagoas, diante do Coruripe. Na primeira partida, vitória por apenas 1 a 0. No jogo de volta, em Jundiaí, a equipe paulista ganhou, sem contestações, por 3 a 0.
Na segunda fase, o adversário era o Horizonte, do Ceará. Sem precisar do segundo jogo, o alviverde já bateu seu adversário por 3 a 1 na primeira partida, fora de casa, garantindo-se assim nas oitavas de final.
Desta fase para frente, os adversários do Palmeiras seriam todos da região sul. O primeiro foi o Paraná, que no primeiro jogo já foi derrotado por 2 a 1. Na segunda partida, goleada palmeirense por 4 a 0.
Nas quartas de final, mais um paranaense no caminho. Desta vez, o Atlético era o adversário. Na primeira partida, em Curitiba, empate por 2 a 2. No segundo jogo, o Palmeiras não precisou fazer uso de sua vantagem de gols marcados como visitante, vencendo por 2 a 0 ficando entre os quatro melhores clubes do torneio.
O Rio Grande do Sul era o próximo destino da caminhada alviverde na Copa do Brasil. Pela frente o Grêmio, considerada uma das melhores equipes em campeonatos disputados no sistema eliminatório. No temido Olímpico Monumental, vitória por 2 a 1 para os paulistas e na volta, empate por 1 a 1, garantindo assim a vaga na final da competição.
Passados 14 anos de sua última final de Copa do Brasil, o Palmeiras fazia sua última escala desta viagem. O adversário era o Coritiba, do Paraná. No primeiro jogo, em São Paulo, vitória por 2 a 0. Já na segunda partida, na capital paranaense, o time de Luiz Felipe Scolari saiu atrás no placar, mas reagiu logo, empatou com gol do atacante Betinho e ficou com o título da competição.
Na campanha do título foram 11 partidas, com oito vitórias do Palmeiras, três empates e nenhuma derrota. Foram marcados neste jogos, 23 gols e seis foram sofridos. Os artilheiros da trajetória palmeirense foram os atacantes Barcos, Mazinho e Maikon Leite; o volante Marcos Assunção e o zagueiro Leandro Amaro, todos com dois gols.
Veja mais - www.futebolpaulista.com.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.