Depois de visitar os Estados Unidos nos últimos dois dias, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, está hoje (25), em Ottawa, no Canadá. Ele participa da 1ª Reunião do Diálogo de Parceria Estratégica Brasil-Canadá. Nas suas primeiras reuniões, o chanceler foi informado pelas autoridades do interesse do Canadá em investir no Brasil nas áreas de petróleo e energia, além dos setores financeiro, turístico e imobiliário.
Em discussão, há ainda a possibilidade de o Canadá fechar um acordo comercial com o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, que está suspenso até abril de 2013), incluindo a agricultura. As negociações estão apenas começando, é necessário aguardar as manifestações do setor produtivo canadense.
Patriota tem reuniões com o ministro das Relações Exteriores do Canadá, Stephen Harper, que indicou interesse também em firmar parcerias nas áreas de educação, defesa e cooperação humanitária.
Nas conversas preliminares, as autoridades canadenes disseram a Patriota que o governo quer uma ação parceira entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Bombardier, grupo de empresas canadenses que atuam na produção de vagões ferroviários e aviões regionais.
Pelos dados do governo brasileiro, o país tem no Canadá o maior estoque de investimentos no mundo, totalizando US$ 21 bilhões. De 12 a 15 de novembro, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) promove o seminário Invest in Rio de Janeiro – Gateway to Brazil, tendo como foco a parceria Brasil-Canadá.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.