O processo de seleção para o Conselho Tutelar de Itapira tem nova etapa no próximo domingo, 28. Todos os candidatos terão que fazer a prova escrita que será aplicada no CVT (Centro de Valorização do Trabalho) – que fica à Rua Vitório Coppos, 122, Bairro São Benedito – das 8h às 12h. A ausência implica na desclassificação automática para o período de campanha.
Conforme especifica o edital publicado no Jornal Oficial de Itapira, o teste será composto de 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), cinco sobre a Constituição Federal (Dos Princípios, Direitos e Garantias Fundamentais – artigos 1º ao 5º), cinco sobre Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, cinco sobre as Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, cinco sobre o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Lei 12.594/2012) e cinco sobre noções básicas de Informática. Os candidatos também terão que escrever uma dissertação sobre um tema proposto que será relativo ao ECA .
O gabarito da prova será publicado no dia três de julho no Jornal Oficial do município e uma cópia também ficará disponível na Sala dos Conselhos situada no CVT. No dia da prova, todos deverão portar documento de identidade original com foto.
De acordo com Rose Martucci, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) – órgão que organiza o processo –, a aplicação, correção e divulgação dos resultados ficarão a cargo da empresa contratada especialmente para conduzir a seleção dos candidatos a conselheiros.
Os detalhes da aplicação da prova, dos recursos e métodos de correção está disponível da edição eletrônica do Jornal Oficial do dia 2 de abril, que pode ser encontrado no site
www.itapira.sp.gov.br.