20/01/2016
Carlos Sampaio pede investigação sobre recursos do exterior em campanha do PT
Ação se baseia em informações prestadas pelo delator Nestor Cerveró
O vice-presidente jurídico do PSDB e líder da bancada na Câmara, Carlos Sampaio (SP), protocolou representação junto à PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) em que requer investigação sobre o recebimento de recursos de origem estrangeira em benefício do PT e, confirmada a prática, seja também promovida ação judicial de extinção do Partido dos Trabalhadores.
A ação do PSDB baseia-se em informações prestadas pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, à PGR (Procuradora-Geral da República) de que a campanha de Lula, em 2006, recebeu R$ 50 milhões em propina, provenientes de uma negociação para a compra de US$ 300 milhões em blocos de petróleo na África em 2005.
"É uma denúncia gravíssima, apresentada por um integrante da quadrilha que operava o Petrolão, e que precisa ser investigada", afirmou Sampaio.
A Constituição Federal proíbe os partidos políticos de receberem de entidades e governos estrangeiros quaisquer recursos financeiros. Ao disciplinar a norma constitucional, a Lei dos Partidos Políticos prevê, após trânsito em julgado de decisão, o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido que tenha infringido a norma.
"Ainda na CPI da Petrobras, em abril do ano passado, disse que o tesoureiro do PT seria preso e o PT, extinto. Dias depois, João Vaccari foi detido e continua preso até hoje. A extinção do PT está muito próxima: é uma questão de tempo e do avanço das investigações", afirmou Sampaio.
Saiba mais
Carlos Sampaio tem 52 anos e é, pela segunda vez, líder do partido na Câmara dos Deputados. É natural de Campinas (SP), onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual e está no quarto mandato consecutivo de deputado federal, reeleito com 295.623 votos. Formado em Direito, é procurador de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2013, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional. Em 2015, foi eleito vice-presidente jurídico do PSDB nacional.
(Com informações da assessoria do PSDB)
Deputado federal Carlos Sampaio
Assessoria de imprensa: (19) 99602-3773
www.facebook.com/DeputadoCarlosSampaio
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.