Barros Munhoz e Marcello Iamarino: parceria garantiu Proac
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo entra na etapa final de organização para o Carnaval deste ano, que acontece entre os dias 01 e 04 de março. Como no ano passado, serão quatro dias de desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos pela extensão do Parque Juca Mulato. A expectativa é que o público se assemelhe ao de 2013 que somou, em média, 4,5 mil pessoas nos três primeiros dias e 15 mil na terça-feira.
Segundo o diretor da pasta, Marcello Dragone Iamarino, as principais novidades para este ano são o regulamento e julgamento das escolas de samba e blocos participantes, sendo que os três primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios em dinheiro. Está confirmada a participação das escolas Mocidade Alegre da Vila Boa Esperança, Império do Samba, Academia do Samba e Nova Era e também dos blocos Rosa Choque, dos Bichos, Interact, Aloprados, Corgo do Coxo e os Bodão. A tradicional apresentação da Banda Nheco será na terça-feira, 04. “Estou feliz de ver que esse ano está vindo mais um bloco e mais uma escola para abrilhantar o nosso carnaval. A chama está aumentando e o pessoal está voltando a participar e é isso o que queremos, estamos esperando um grande evento, em especial pelo que vimos no ano passado. Além disso, temos como intenção fomentar nosso turismo e, principalmente, segurar os jovens em nossa cidade evitando, inclusive, que eles se exponham aos riscos de trânsito nessa época do ano”, explicou Iamarino.
Também está em fase final a organização para o Concurso da Rainha do Carnaval, que deve ocorrer no dia 21 de fevereiro. As jovens itapirenses irão concorrer ao mais alto cargo da beleza carnavalesca e as primeiras colocadas desfilarão junto com o Rei Momo, que será convidado.
Iamarino revelou também que serão realizadas matinês no domingo e na terça-feira das 15h00 às 17h00, inclusive com competição de fantasias. “No ano passado notamos a presença de muitas crianças durante o desfile e algumas vinham fantasiadas. Pensando nisso, resolvemos trabalhar em algo específico para a idade e também extensivo a todos que queiram uma programação no período da tarde”, explicou.
Também haverá programação nos bairros de Barão e Eleutério, com a presença de DJ’s que trarão repertório típico. Ponte Nova e Rio Manso também devem entrar na agenda.
Os desfiles serão comandados pelos blocos no sábado e na segunda-feira e pelas escolas no domingo e na terça-feira, com início previsto para 20h00. Logo após, haverá show ao vivo no palco central. A infraestrutura local será a mesma do ano passado, com tendas, arquibancadas e praça de alimentação.
Em relação aos custos do evento, Marcello Iamarino revelou a conquista da administração pública municipal que, pela primeira vez, conseguiu aprovação do Programa de Ação Cultural – Proac ICMS – que é o principal mecanismo de apoio à cultura do Governo do Estado de São Paulo. O benefício será de R$ 290 mil. “O Proac foi uma conquista inédita e muito importante para nossa cidade. O prefeito Paganini e eu estamos muito felizes e temos muito a agradecer ao deputado Barros Munhoz, que mais uma vez abriu as portas e nos auxiliou para conseguir essa verba”, declarou Iamarino. Além desse valor, os gastos com o Carnaval 2014 também devem ter uma parte custeada por um patrocinador trazido por Munhoz.
Carnaval deste ano contará com quatro escolas e seis blocos
Representantes das escolas e da secretaria de Cultura trocam informações
Banda do Nheco é a principal atração da terça-feira de Carnaval
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.