Futuras mães itapirenses, assim como seus bebês, passaram a contar a partir da manhã desta quinta-feira com mais um serviço de apoio da Secretaria de Saúde, Foi inaugurado junto ao Hospital Municipal a Casa da Gestante "Josefina Aparecida Tofanello de Mattos (Gilza)", construída pelo município com recursos do governo do Estado. A Casa da Gestante é um serviço inovador que dará respaldo às grávidas itapirenses durante todo o período de gestação e semanas após o parto. Acompanhamento médico especializado e equipes de enfermeiras especialmente treinadas fazem parte do serviço, que acolherá gestantes de todos os bairros de Itapira.
O prefeito José Natal ino Paganini lembrou a importância do novo serviço para a co munidade, destacando ainda que ele se tornou possível graças à obtenção de recursos estaduais. "Com esta Casa da Gestante, as futuras mães terão muito mais segurança em sua fase gestacional", afirmou.
Josefina Aparecida Tofanello de Mattos, conhecida na comunidade por Gilza, foi uma das mais atuantes parteiras de Itapira na segunda metade do século XX. Ao lado de importantes médicos itapirenses, ela ajudou a trazer á luz milhares de itapirenses. Emocionada, e hoje aposentada, ela participou da inauguração ao lado do prefeito Paganini, de vereadores e de familiares.