A Casa das Artes irá oferecer uma oportunidade para que jovens possam se dedicar a uma carreira artística. Até o dia 27 deste mês ficam abertas as inscrições para quem deseja garantir uma bolsa para os cursos de música.
“Existem sempre dentro de diversos núcleos de formação artística pessoas que têm um talento diferenciado, não no sentido de estrela ou celebridade, mas artisticamente falando”, explica o maestro César Ricardo Lupinacci, diretor da Casa das Artes. “Esse talento precisa desde cedo ser lapidado, intensificado e ampliado para que o artista, somando outros fatores, possa construir profissionalmente uma carreira”.
A Casa das Artes já oferece, no Projeto Batutinha, a iniciação musical para toda rede municipal de ensino. Também existem os cursos de instrumentos e musicalização na própria sede da entidade. Com estes projetos consolidados a diretoria tomou a decisão e dá o próximo passo dentro do novo projeto.
A direção da entidade decidiu transformar em bolsistas alguns destes alunos que vão passar a receber uma bolsa-auxílio para estudar música. Além da bolsa o programa inclui a participação em workshops e cursos diversos e a intensificação do estudo de música, visando ao desenvolvimento pleno das faculdades artísticas de cada bolsista.
Para tanto a Casa das Artes formou um conselho curador que irá avaliar os candidatos. Os primeiros avaliados serão os alunos da entidade e do Projeto Batutinha. Caso não sejam completadas as vagas de bolsistas, a oportunidade se estenderá para qualquer jovem interessado. “O conselho vai avaliar como critérios fundamentais para qualificação do programa de bolsas, o lado musical e o econômico”, informa Lupinacci. “Jovens de baixa renda terão prioridade, tornando o projeto não apenas uma ferramenta de inclusão cultural, mas também econômica”.
As inscrições vão até o dia 27 e a primeira avaliação ocorrerá no dia 04 de outubro. O regulamento poderá ser visto pelo site da Casa das Artes, inclusive limites de idade para os candidatos. “A iniciativa de incubar novos talentos para música é ímpar e de importância gigantesca para nossa sociedade e para a cidade”, lembra o diretor da Casa das Artes. “Estamos buscando soluções para os problemas sociais atreladas à educação, a cultura e a arte”.