O projeto “Nós em Cena”, desenvolvido pela Cia. Arteatrando em conjunto com a direção da Escola Estadual Luiz Leite da cidade de Amparo, e que pertence ao Ponto de Cultura “Brasil EnCena”, faz uma apresentação no dia 25 de novembro, às 20 horas, na Casa do Teatro, no encerramento das atividades no ano de 2011.
No final de 2010, a direção da escola procurou a Cia. Arteatrando, que resiste culturalmente há quinze anos na cidade de Amparo e responsável pelo Ponto de Cultura, para desenvolver o projeto de um espetáculo com os temas: gravidez indesejada e vícios, temas que são comuns para a comunidade na qual a escola está inserida.
Conversando com as coordenadoras pedagógicas, a companhia viu a possibilidade dos próprios alunos serem os porta-vozes da encenação e partindo de suas experiências pessoais, de relatos de pessoas próximas, que suas ideias sejam compartilhadas em um processo criativo coletivo que culminaria em um espetáculo onde os alunos eram os protagonistas.
A proposta foi aceita e foram reunidos todos os alunos da escola em um bate papo propondo a ideia. A repercussão foi um sucesso e 142 se inscreveram, com participantes dos três períodos. Com a grande quantidade de inscritos, o projeto tomou grandes proporções e ficou como responsabilidade do Ponto de Cultura “Brasil EnCena”, que superou assim a quantidade de alunos prevista.
Quatro profissionais da Cia. Arteatrando - Alexandre Cruz, Arminda Riolo, Handré Campos e Patty Aranha - ministraram aulas. Os quatro núcleos coordenados por esses diretores criaram duas esquetes (cenas curtas na linguagem teatral) perfazendo oito esquetes que compõem o espetáculo, com variantes sobre os temas abordados.
O exercício cênico criado com as aulas já foi apresentado nos dias 23 e 24 de setembro na Casa do Teatro e as cenas “Os Três Mal Amados” e “Monólogos das Mãos” foram apresentados na IV Conferencia Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, no dia 21 de outubro, sendo aplaudido intensamente pelo público presente. Essas mesmas cenas também foram apresentadas na Feira de Ciências da E. E. Francisco da Silveira Franco, do distrito de Arcadas, no dia 01 de novembro, a partir de um convite feito ao projeto.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.