Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
25/08/2012 | Cati quer oferecer uso de tecnologia para produtores de leite

 

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por intermédio do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDA) de Mogi Mirim, patrocina, com apoio da Casa da Agricultura local, na próxima quinta-feira, um encontro voltado para os produtores de leite e de derivados do município. Agendado para ocorrer na sede da própria Casa da Agricultura a partir das 19h, o encontro terá finalidade, conforme apurou A Cidade, de atrair a atenção dos  produtores para as vantagens de um método de rotatividade nas pastagens para melhorar a produtividade.
 
O médico-veterinário Sandro Belli, itapirense que atende na CATI regional, considera o encontro de muita importância. “Vamos tratar de temas relacionados ao uso de novas tecnologias e cuja aplicação visa a redução de custo e o aumento da produtividade”, relatou. Ele será um dos palestrantes da noite. Outro convidado, Marcos Rani, vinculado a um laboratório que produz medicamentos veterinários vai falar sobre cuidados com as bezerras. Belli disse que os dois assuntos se interligam. “É importante para o produtor ter condições ideais para a geração, crescimento e fortalecimento de seu próprio plantel”, condicionou.
 
O engenheiro Agrônomo chefe da Casa da Agricultura de Itapira, Ivo Marcos Peres Faria, avalia que exista pouco mais de 50 produtores em todo o município e garante que todos eles, além daquelas pessoas que investem na manipulação do leite para a confecção de derivados foram convidados para o encontro. Ivo estima que a produção oficial de leite em Itapira atinja a casa dos 10 mil litros por dia, mas desconfia que haja pelo menos outros 10 mil litros não contabilizados. “Existem aqueles produtores que preferem não divulgar sua atividade como produtor de leite, por causa das várias exigências sanitárias em vigor”, avaliou.
 
Ele defende a participação de todos os produtores lembrando que durante o encontro serão discutidas questões como inseminação artificial, rotatividade de pastagens e cuidados veterinários. “Os órgãos públicos tem procurado dar uma assistência mais próxima a este nicho de mercado e tenho plena convicção de que este será apenas um primeiro encontro”, acredita.
 
APRI
 
Indagado se o encontro contará também com a participação da Associação dos Produtores Rurais de Itapira (APRI) cuja existência é alicerçada exatamente sobre o apoio aos pequenos produtores de leite, Ivo garantiu que o encontro tem o apoio da entidade. Procurado pela Cidade, o médico veterinário José Alair de Oliveira informou que participará do encontro na qualidade de “observador”. “Toda e qualquer iniciativa que venha a oferecer subsídios para a melhoria das condições de trabalho dos nossos associados merece sempre a nossas atenção”, justificou.
 
 
A atividade leiteira representa importante fonte de renda para pecuaristas aqui na cidade
 
Fonte: A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

768 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções