Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizará plantão de atendimento em diversos municípios do Estado. O objetivo é renegociar dívidas de moradores inadimplentes e regularizar contratos de gaveta. A ação faz parte da campanha "Fique em Dia com a sua Casa" lançada para promover a regularização financeira e contratual em todo o Estado. Serão cerca de 400 plantões de atendimento até o final do ano nas cidades com maior número de contratos ativos.
A CDHU oferece condições facilitadas para a renegociação de dívidas. Moradores que possuem "contrato de gaveta" também podem regularizar a situação. A estimativa da Companhia é aumentar a arrecadação em cerca de 40 milhões. A campanha é parte de um conjunto de medidas que serão implantadas nos próximos quatro anos para modernização da gestão do patrimônio da CDHU.
"Com os plantões, a CDHU oferece a oportunidade aos mutuários de quitarem, por exemplo, apenas 10% daquilo que devem, e depois renegociar o restante pagando até 5% do salário mínimo. Podem também, inclusive, entrar em um processo para ampliar o prazo de pagamento. Com isso, desejamos chegar a um acordo onde todos fiquem satisfeitos", diz Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação.
Os mutuários terão alternativas e facilidades para regularizar débitos. A dívida pode ser parcelada mediante amortização mínima de 10% do total, facilitados em até três vezes. O FGTS pode ser utilizado para quitação do saldo devedor. A parcela mensal mínima será equivalente a 5% do salário mínimo, R$ 28,00. O mutuário que quitar o débito à vista será isento de juros de mora. Quem já efetuou algum acordo com a CDHU no passado e encontrou dificuldades em cumpri-lo terá uma nova oportunidade para renegociar toda a dívida.
Moradores que adquiriram imóveis por meio de "contratos de gaveta" poderão regularizar a situação. Para isso, devem comprovar que se enquadram no perfil de atendimento da CDHU e o documento deve estar de acordo com os requisitos legais e administrativos. Nesses casos, o financiamento poderá ser transferido ao comprador.
Ao longo de toda a semana, interessados em regularizar o débito ou contrato também podem comparecer aos núcleos regionais ou postos de atendimentos da CDHU.
Pela Internet (www.habitacao.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800 880 2146, o interessado poderá se informar sobre a campanha, verificar os locais dos plantões e os documentos necessários para a negociação. O mutuário pode também pelo site obter informações sobre o financiamento, emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.
Serviço:
Sexta, dia 4
Catanduva
Local: Estação Cultura
End.: Rua Rio de Janeiro, 100 - Centro
Data e Horário: sexta-feira, 4 de novembro, das 9h às 17h
Data e Horário: sábado, 5 de novembro, das 8h às 13h
Sábado, dia 5
Ilha Solteira
Local: Pátio da Prefeitura de Ilha Solteira
End.: Passeio Moreno, 551 - Centro
Data: sábado, 5 de novembro
Horário: das 9h às 15h
Itapeva
Local: Prefeitura de Itapeva
End.: Praça Duque de Caxias, 22 - Centro
Data: Sábado dia 5 de novembro
Horário: das 9h às 16h
Bragança Paulista
Local: Prefeitura de Bragança Paulista
End.: Avenida Antonio Pires Pimentel, 2.015 - Centro
Data e Horário: Sábado, dia 5 de novembro - das 09h30 às 15h
Data e Horário: Domingo, dia 6 de novembro - das 09h30 às 15h
São Paulo - Zona Sul
Local: CIC Norte - São Luís
End.: Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jd. São Luís
Data: sábado, dia 5 de novembro, das 9h às 15h30
Data: domingo, dia 6 de novembro, das 9h às 15h
Domingo, dia 6
Ourinhos
Local: CRAS II
End.: Rua Pedro Toloto, 329 - Jd. Anchieta
Data: Domingo, dia 6 de novembro
Horário: das 9h às 15h
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.