O Dia de Finados é o feriado que mais atrai visitantes aos cemitérios municipais, ficando à frente do Dia das Mães e dos Pais. Em Itapira, o da Saudade, no bairro Santa Cruz, e o Parque Municipal da Paz, no Jardim Raquel, terão horário de funcionamento ampliado neste sábado e domingo e deverão atrair aproximadamente sete mil pessoas que prestarão homenagens aos falecidos.
Hoje, o horário de funcionamento de ambos será das 7h00 às 18h00 e amanhã das 6h00 às 18h00. Contudo, conforme explica o administrador de cemitérios, Osvaldo Gomes de Mattos, o período de maior movimentação será quando o sol estiver mais fraco.
Mattos também disse que o trabalho de limpeza e manutenção dos dois locais teve início na terça-feira, com varrição e pintura. Uma nova ação será realizada depois de uma semana para remover flores naturais. “Recomendamos também que seja utilizada areia nos pratinhos, para evitar proliferação da dengue”, lembrou.
Conforme ocorre tradicionalmente, comerciantes de velas, flores e gêneros alimentícios também irão marcar presença nas ruas próximas aos cemitérios. O horário de funcionamento das barracas será das 600h às 18h00.
Segundo Marcelo Vieira, chefe do departamento de Fiscalização e Posturas da Secretaria Municipal de Fazenda, fiscais estarão monitorando todas as atividades. Ao todo, seis comerciantes oficializaram pedidos para trabalhar próximo ao Parque Municipal da Paz, enquanto 20 deverão atuar defronte ao Cemitério da Saudade.
Missas
Neste domingo as celebrações religiosas serão realizadas nos dois cemitérios da cidade e em horários variados, mobilizando padres de diversas paróquias.
No Cemitério da Saudade a primeira missa será às 6h00, sob o comando do padre João Gonçalves da Silva, da Matriz de Nossa Senhora da Penha. Mais tarde, às 9h00, padre Ademir Bernardelli, da paróquia de São Benedito, faz outra celebração.
Ainda no período da manhã, às 11h00, a terceira missa ficará sobre o comando do pároco da Matriz de Santo Antônio, padre Tarlei Navarro. Já no período da tarde, padre Silvio Joaquim de Faria, da paróquia Santa Rita de Cássia, celebra a última missa do dia, às 16h00. No Parque da Paz, no Jardim Raquel, padre Erique Fernando Bordini, da Matriz de São Judas Tadeu, confirmou uma missa para as 8h00.