Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
24/03/2012 | Centenário, Ponte Preta e Guarani jogam o 188º dérbi da história

 A 15ª rodada do Paulistão Chevrolet 2012 reserva uma partida histórica para o futebol brasileiro. Neste sábado, às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a Ponte Preta recebe o Guarani, na 188ª edição do dérbi campineiro. A partida acontece exatamente na data de aniversário dos 100 anos de jogos entre as equipes.

 
Apesar dos números controversos, já que as equipes discordam em relação ao resultado do primeiro jogo, o Guarani leva vantagem nos confrontos contra seu rival. Nas contas do alviverde, seu número de vitórias é de 65, seu rival tem 60 e os empates somam 61. Já para o alvinegro, suas vitórias somadas dão um resultado de 61.
 
Na partida deste sábado, a Ponte Preta pode repetir um feito que não acontece desde 1984. Naquela ocasião, a equipe conseguiu vencer seu rival por três oportunidades seguidas. Atualmente o time vem de duas vitórias, conquistadas pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2011. O maior número de triunfos consecutivos pertence ao Guarani, que entre 1919 e 1922 venceu a Ponte Preta por seis vezes.
 
Se normalmente o dérbi já vira o centro das atenções de Campinas, dessa vez os torcedores terão ainda mais motivos para acompanhá-lo. As duas equipes vivem um bom momento na competição e são fortes candidatos a vagas na segunda fase do torneio. Sexto colocado, o Guarani tem 26 pontos, apenas dois a mais que o rival.
 
Mistério e poucos problemas cercam a Ponte Preta
 
Mistério e confiança são duas palavras que definem a Ponte Preta para o dérbi. Após garantir sua vaga na segunda fase da Copa do Brasil, os comandados de Gilson Kleina mostraram-se confiantes em um bom jogo diante do Guarani.
 
Um dos destaques da equipe no Paulistão Chevrolet, o atacante Roger demonstrou toda sua motivação. “Quero arrebentar nesse jogo, esse jogo é meu. Coloquei na minha cabeça que tenho que ser diferente e fazer algo a mais nesse jogo. Nesta minha volta à Ponte eu tenho trabalhado muito e procurado tirar o melhor de mim como há muito tempo não fazia”.
 
Já o meio-campista Renato Cajá destacou a postura que seus companheiros devem ter nos 90 minutos. “No dérbi passado entramos muito tranquilos e, ao mesmo tempo, ligados. Temos que acreditar em todas as bolas e estar focados e determinados em todos os lances. A concentração e a determinação têm de ser enormes. Além de ser um clássico, vale uma colocação melhor na tabela, vamos lutar para ultrapassar o Guarani e fazer o nosso melhor o tempo todo”.
 
Diante do Guarani, Gilson Kleina tem apenas o desfalque do volante João Paulo Silva, suspenso. Willian Magrão deve seguir como titular. O restante dos jogadores só será definido após a confirmação do esquema tático utilizado. Caso opte por três volantes, Gerson volta ao time no lugar de Rodrigo Pimpão. Já se preferir jogar com dois atacantes, Pimpão será mantido ao lado de Roger.
 
Para Guarani, responsabilidade é de seu adversário
 
No Guarani, o técnico Vadão terá apenas um problema para escalar os seus onze titulares. O volante Wellington Monteiro está vetado pelo terceiro jogo seguido, devido às dores na coxa direita. Fora esta ausência, o treinador deverá colocar em campo o que tem de melhor em seu elenco.
 
Um dos mais experientes no elenco bugrino, o atacante Fabinho falou sobre as suas expectativas para o confronto. “Espero que possamos vencer, nosso pensamento é esse, fazer uma grande partida e conseguir nosso objetivo que é a vitória mesmo sabendo que será difícil, pois, trata-se de um clássico e quem tiver mais competência vai definir a partida”.
 
Já o lateral Oziel mostrou-se confiante em uma vitória do Guarani, mas jogou toda a responsabilidade da partida para a Ponte Preta “Eles vão jogar na casa deles, lógico que queremos ganhar para podermos definir logo a nossa classificação, já que ainda não estamos classificados. Este jogo é muito difícil, fora de casa. Eles vão estar diante de sua torcida e isso faz com que a responsabilidade seja deles”.
 
Equipes unem-se por paz no estádio
 
A preocupação com a violência também é algo que pauta as declarações antes do dérbi campineiro. Jogadores de Ponte Preta e Guarani fizeram questão de deixar seu pedido de paz aos torcedores.
 
Pelo lado da Ponte Preta, o atacante Roger foi o responsável por transmitir o pedido. “Acho que essas brigas todas têm que acabar. Podem deixar que iremos fazer o espetáculo dentro de campo. Tomara que os pais de família possam trazer os filhos no estádio e voltar com tranquilidade e segurança”.
 
No Guarani, o treinador Vadão reforçou o pedido de tolerância entre os torcedores. “Acho que tem que haver o bom senso. Existem pessoas que querem ir ao estádio com o filho, neto e não podem devido à violência. O torcedor tem que se conscientizar que o dérbi é um uma partida de futebol e não um campo de batalha”.
 
Ficha técnica
 
Ponte Preta: Lauro; Guilherme, Ferron, Gian e Uendel; Agenor, Willian Magrão, Enrico e Renato Cajá; Rodrigo Pimpão (Gerson) e Roger. 
Técnico: Gilson Kleina.
 
Guarani: Emerson; Oziel, Domingos, Neto e Bruno Recife; Rafael Araújo (Willian Favoni), Fábio Bahia, Fumagalli e Danilo Sacramento; Fabinho e Bruno Mendes (Ronaldo).
Técnico: Vadão.
 
Árbitro: Rodrigo Braghetto;
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Rogerio Pablos Zanardo;
Assistentes adicionais: Flávio Rodrigues Guerra e Leandro Bizzio Marinho;
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati;
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas;
Data: 24 de março, às 18h30.
Fonte: Site Oficial da FPF

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1981 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções