O Centro Público de Informática Harley Marela, doado pela Câmara Municipal à Prefeitura para uso da Secretaria de Promoção Social, está disponível para utilização dos cidadãos no bairro de Barão Ataliba Nogueira. Ele fará parte dos benefícios oferecidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares José Martins, inaugurado na noite de segunda-feira (28).
Na oportunidade o presidente da Câmara Manoel Marques (PV), principal incentivador da doação, esteve presente para prestigiar o evento. Os parlamentares Cleber Borges (PPL) e Luis Henrique Ferrarini (PV) também marcaram presença. O projeto foi criado e instituído na sede da Câmara, em 2010, na gestão do então presidente Paulo Andrade (PSDB).
Porém, em novembro de 2011, após Marques verificar a baixa procura pelo serviço, decidiu junto da Mesa Diretora da Casa e com aprovação de todos os parlamentares, doar os equipamentos para o Executivo com objetivo de beneficiar a população.
Segundo a Secretaria de Promoção Social cerca de 80 pessoas por semana devem fazer uso de toda a infraestrutura proporcionada pelos equipamentos doados pela Câmara. São ao todo oito computadores completos, mais um computador para trabalhar como servidor, além de bancada e cadeiras, impressora a laser, softwares devidamente registrados e outros periféricos, que permitem acesso gratuito à informação, informática e internet aos moradores do Barão.
Durante seu discurso Marques enfatizou a importância da iniciativa tomada por Andrade na época de sua presidência, assim como o trabalho da diretora de Promoção Social, Regina Ramil, em analisar junto com o Executivo o local que mais necessitava de um serviço de acesso à informática. “O importante é que agora todo esse equipamento e investimento será utilizado pela população do Barão. Infelizmente ele não tinha procura na sede do Legislativo. Outro ponto importante foi a manutenção da homenagem prestada ao Professor Harley Marela e sua família”, analisou Marques.
Além do Centro Público de Informática, o Serviço de Convivência no Barão oferece ainda biblioteca, aulas de dança, ginástica, oficina de capoeira, artesanato e fios, somando 160 pessoas matriculadas. Existe ainda atendimento individual e em grupo com a presença de assistente social e pedagoga.
“Trata-se de um trabalho muito importante, que possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento da capacidade e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidade social”, descreve Regina.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.