Na manhã de quarta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação do Selo Amigo do Idoso. Durante o evento, que reuniu centenas de pessoas, também foram revelados os nomes dos municípios contemplados com a construção de “Centros Dia do Idoso”. Dentre eles está Itapira. A solicitação para instalação da unidade em nossa cidade foi feita pelo deputado estadual Barros Munhoz, na segunda quinzena de outubro deste ano.
O Centro-Dia atenderá as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos.
Os idosos passam o dia no Centro com qualidade e atendimento social. O local presta um serviço importante não só para o idoso, mas também para a sua família. A unidade deverá contar com uma equipe multiprofissional e oferecerá atividades de lazer, saúde e nutrição, entre outras.
O Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 500 mil na construção. A unidade deverá atender aproximadamente 60 idosos. A manutenção do local será de responsabilidade da gestão municipal. O equipamento será supervisionado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), órgão ligado à Seds.
Presente no evento, Barros Munhoz agradeceu o apoio do governo do Estado. “Mais uma vez agradeço ao Governador Geraldo Alckmin, ao Secretário Rodrigo Garcia e toda sua equipe por beneficiarem Itapira com mais esta fantástica conquista”, disse Munhoz.
Alckmin afirmou que o Estado está cada vez mais empenhado em assegurar o bem-estar da terceira idade. "Esse nosso clube é o primeiro em sabedoria, em experiência de vida, em amor às pessoas e na alegria de viver. E nós estamos aqui para trabalhar e melhorar ainda mais", disse.
Vale destacar que o Município já assinou o “protocolo de intenção”, aderindo assim ao programa. O convênio com o governo estadual para a construção do Centro-Dia deve ser assinado logo no início do próximo ano.