Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
30/04/2015 | Chuva forte causa transtorno em pontos isolados e moradores cobram providências

 A forte chuva do começo da noite no domingo, 19, causou transtornos em pelo menos dois locais, no Jardim Raquel e na região central. A intensidade da chuva foi preponderante para que diversos moradores da Rua Inglaterra, no Jardim Raquel, e da parte baixa da rua XV de Novembro enfrentassem problemas com alagamento de suas residências.

Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Metereologia), choveu num período de duas horas pouco mais de 30 milímetros. “A água veio invadindo tudo, causando o maior estrago”, apontou o mecânico de motocicletas Diego Pelizzer, que mora segundo contou, a vida toda, no trecho da rua Inglaterra que enfrenta problemas. Disse que já se cansou de promessas feitas pela Prefeitura. “Todo mundo vem aqui e promete que vai resolver o problema e, no entanto, tudo continua do mesmo jeito. Deveria ter uma rede para água da chuva e outra para o esgoto. O problema é que a água da chuva vai para a rede de esgoto que não suporta o volume e invade as casas”, protestou.
 
Seu vizinho, o técnico em enfermagem Carlos Roberto Barbosa, lembrou que em fevereiro o problema já havia ocorrido. “É um problema recorrente, que sempre nos traz preocupação, mas ninguém se mexe para resolver”, criticou. Outra moradora, Simone Aparecida Duarte , disse que mora há pouco tempo no local, em uma casa cedida pelo pai, que já a havia advertido do problema. “Meu pai morou a vida toda aqui e enfrentou diversas situações de risco. Ele me avisou que isso ocorria. Infelizmente a gente tem que lidar com este tipo de situação”, descreveu. Segundo Simone, as enchentes ocorrem nas residências de somente em um dos lados da rua, aquele onde a inclinação é maior.
 
Centro
 
Na região central a situação é parecida. Segundo a moradora Elizabeth Nadir Anela, basta uma chuva um pouco mais forte para que o trecho onde reside na rua XV de Novembro, perto do cruzamento com a rua Manoel Pereira, apresente alagamento em diversos imóveis.
 
Ela contou que em 1995, quando o prefeito era José Casimiro Rodrigues, a prefeitura realizou uma intervenção nos fundos da residência, trocando a tubulação antiga por uma de maior diâmetro, resolvendo parte do problema. “O engenheiro que cuidou da obra havia me dito naquela época que o problema só seria resolvido definitivamente com a substituição dos tubos na rua XV. Já se passaram 20 anos e até hoje ninguém mexeu uma palha”, criticou.
 
O aposentado Paulo Sieve referendou o que disse Elizabeth. “Quando chove é um tormento. Todo mundo fica com medo”, disse.
 
O advogado Benedito Galvão dos Santos disse que o problema tem sido recorrente e torce para que as autoridades deem uma solução definitiva. “Do jeito que está não dá para ficar mais”, reclamou.
 
O cruzamento das ruas XV de Novembro e Manoel Pereira recebe a água que desce pelos dois lados da XV, além do que corre pela Manoel Pereira, proveniente do setor onde está a Igreja Matriz de Santo Antonio. Quando o volume de chuva é grande a tubulação não comporta, o mesmo ocorrendo com o trecho do Córrego Lavapés, que cruza a XV de Novembro.
 
A reportagem de A Cidade tentou ouvir a Secretaria de Obras a respeito do assunto e até o fechamento desta edição nenhuma resposta havia sido enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1140 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções