A Cia. de Rodeio FBI, do empresário Fernando Boldo, esteve abrigando nas últimas semanas aqui em Itapira, cerca de 40 touros de grande porte, animais utilizados nos maiores rodeios do país, na chamada PBR (Professional Bull Riders), ou seja, a liga profissional de rodeio do Brasil e do Mundo. Por conta da proximidade com o rodeio de Jaguariúna, marcada para acontecer neste e no próximo final de semana, as pastagens da propriedade de Fernando Boldo, próximo ao bairro dos Pires, vem servindo de estadia para o descanso e treinamento dos animais/atletas de quatro das maiores companhias de rodeio do país: Cia. de Rodeio Paulo Emílio (Icém-SP); Cia. de Rodeio Marcelo Castro (Morro Agudo-SP); Cia. de Rodeio Califórnia (Taquatinga-SP) e Cia. de Rodeio Fernando Alves (Birigui).
Destaque para a presença do touro Agressivo, um animal nelorado de 7 anos e com aproximadamente 900kg, campeão em vários rodeios pelo país, pertencente a Cia. Paulo Emílio.
“Hoje em dia existe um novo conceito em criação e tratamento destes animais. Quando garrotes, já são treinados para a atividade de montaria, o que torna o animal mais manso e tranquilo dentro do gate. Hoje, técnicas ultrapassadas como choque, por exemplo, foram substituídas pelo bom trato. Os animais tem todo o acompanhamento, como se fosse de um atleta mesmo, com ração balanceada e assistência veterinária 24 horas por dia”, destacou Boldo.
Com a ajuda do filho e veterinário Tiago, Fernando já atua no segmento desde 2005, treinando garrotes para os chamados tropeiros, uma espécie de “olheiro” do futebol, contratados pelas companhias para descobrir novos talentos.
Este é o caso do touro Avatar, criado por Fernando Boldo e hoje pertencente a Cia. Paulo Emílio. “Este touro já vem dando o que falar nos rodeios da região. Assim como ele, temos outras grandes promessas, como o Jagatá (Cia. Califórnia), o Prato do Dia (Cia. Marcelo Castro) e o Jogo do Amor (Cia. Fernando Alves), todos aqui sendo treinados por nós”, completou.