Desde 1992, o cidadão paulista pode tirar a primeira via da Carteira de Identidade (RG) de graça. O artigo 3º da Lei 7.645, de 23 de dezembro de 1991, tornou isenta a taxa de expedição do documento.
Para emitir a primeira via do documento, o cidadão pode ir ao Centro Integrado de Cidadania (CIC) ou às Delegacias Seccionais de sua região, portando a certidão de nascimento e uma foto 3x4. Na capital, os postos Poupatempo também prestam o serviço. No caso de mulheres e homens que queiram adotar o sobrenome do cônjuge, é preciso levar a certidão de casamento.
O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão das Carteiras de Identidade no Estado de São Paulo, é o maior departamento de identificação da América Latina e emite cerca de 15 mil RGs por dia, totalizando mais de 300 mil por mês. A taxa para a expedição da segunda via do documento é de R$ 27,66.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.