O protesto de mineiros em Madri, capital espanhola, hoje (11) acabou com a prisão de cinco pessoas e mais de 20 feridos. As manifestações ocorreram em frente ao Ministério da Indústria e alguns dos manifestantes tentaram derrubar as barreiras instaladas ao redor do prédio.
A polícia tentou dispersar os manifestantes com balas de borracha lançadas ao alto e há relatos de que os manifestantes atiraram objetos contra os policiais. Muitos manifestantes ficaram sentados no chão, pedindo calma e afirmando que se tratava de uma manifestação pacífica.
O protesto faz parte da chamada Marcha Negra, em que mineiros de várias regiões da Espanha caminharam 400 quilômetros até Madri para protestar contra os cortes aos incentivos públicos destinados ao setor. O governo reduziu para 111 milhões de euros a ajuda, o que colocou em risco cerca de 30 mil empregos no país.
O governo espanhol anunciou hoje que terá de economizar 65 bilhões de euros (cerca de R$ 162 bilhões) nos próximos dois anos e meio. Além de cortes no Orçamento, haverá aumento de impostos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.