Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
17/07/2013 | Circolo apresenta mais duas nonnas para a festa de agosto.

Nonna Maria de Lourdes da Costa

Como acontece na vida da maioria das pessoas, nada foi fácil para Maria de Lourdes da Costa. Nascida na década de 40, mais precisamente no dia 08 de setembro de1943, na Fazenda Itapirinha, filha de Albertina de Oliveira e Orestes da Costa, não teve oportunidade de freqüentar os bancos escolares.
 
Sua bisavó, ou bisnonna, de origem italiana, aos 14 anos apaixonou-se por um afrodescendente, com quem casou-se. “Por isso minha família tem origem ítalo-afro”, explica.
 
Aos nove anos, para que a mãe pudesse trabalhar, passou a olhar os quatro irmãos. Aos 18 anos , depois de arrumar um namorado e ouvir da mãe que não aceitava seu casamento com o rapaz, saiu de casa e rumou para Itapira para trabalhar. “Vim embora para a cidade e por aqui estou até hoje”, frisa.
 
Apesar de considerar-se uma pessoa feliz ao lado dos seis filhos e 13 netos, revela que foi muito infeliz na juventude. . “Em setembro completo 70 anos e peço a Deus que me abençoe e dê saúde”, diz. “Por tudo que passei, hoje sou feliz e amo minha família”.
 
 
Nonna Efigênia
 
 
Uma vida feliz como filha, mãe e avó
 
Efigênia Antunes, filha do casal Etelvina de Jesus Antunes e José Benedito Antunes, nasceu na mineira cidade de Santa Rita do Sapucaí, mas com apenas um ano de idade, passou a residir na fazenda Bonsucesso, nas proximidades de Itapira. De lá, aos nove anos, veio para a cidade.
 
“Foi um tempo feliz entre a fazenda e a cidade”, costuma dizer. Efigênia estudou na escola de Barão Ataliba Nogueira e depois no Grupo Escolar Dr. Júlio Mesquita. Aos 12 anos começou a trabalhar, mas não deixou de passear e se divertir ao lado dos irmãos.
 
Dividia seu tempo entre o trabalho, as brincadeiras e passeios com os irmãos e as festas que adorava participar. “E foi em uma dessas festas que conheci o Neto (Virgílio Salvarani Neto), começamos a namorar e estamos casados até hoje”, relembra.
 
O matrimônio aconteceu no dia 26 de março de 1977 e da união nasceram os filhos Alfredo, Amanda e Maria Isabel. “Foi um tempo feliz, uma alegria muito grande ver meus filhos nascerem e crescerem”, frisa nonna Efigênia.
 
Alfredo, formado em Engenharia da Computação, é casado com Fabiana Mancuso Salvarani e o casal tem os flhos Alfredo Gianluca e Enrico. Amanda, formada em Letras e que reside nos Estados Unidos, é casada com Blair Rian Holland, com quem tem a filha Alyssa, e Maria Isabel, formada em Pedagogia, é casada com Carlos Rodrigo Godói, e está a espera da primeira filha.
 
O tempo passou, os filhos cresceram, Alfredo, o primogênito, casou-se e foi construir sua família; a filha Amanda decidiu morar nos Estados Unidos e o casal Efigênia e Virgílio ficou apenas com a companhia da caçula Maria Isabel. “Os filhos crescem e começar a tomar o rumo de cada um e nos ficamos em casa, com o coração apertado de saudade, mas felizes em ver que estão no caminho certo”, diz Efigênia.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2046 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções