O superintendente do Cisbra – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas, Hilário Piffer Junior esteve em Brasília, neste mês, solicitando recursos para a instalação de 54 ecopontos nas cidades consorciadas.
Os recursos atendem um pedido do presidente do Cisbra e prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob. Em Brasília, Junior esteve também com o secretário nacional de Saneamento, Paulo Ferreira e entregou o Plano de Resíduos do Cisbra.
No Ministério das Cidades, Junior esteve com Gilberto Kassab, titular da pasta e o presidente nacional do PSD, Guilherme. Para Kassab, a solicitação de Jacob foi de R$ 8,5 milhões para a construção de 54 instalações de Ecopontos nas cidades consorciadas.
Na oportunidade, foi realizada uma apresentação de todo o projeto, que foi encaminhada ao Corpo Técnico do Ministério das Cidades. Gilberto Kassab se comprometeu a analisar o projeto e aguardar o encaminhamento por parte dos técnicos do Ministério para possível efetivação.
O Ecoponto é um local público destinado a recepcionar os produtos descartáveis pela população, oportunidade em que todos terão de levar para o local, seus resíduos (em pequenos volumes), que posteriormente serão encaminhados a reciclagem, como papel, papelão, plástico, vidro, alumínio, podas (sobras) de jardins, entulhos da construção civil (limite de 1 m³ por dia por pessoa).
Nos Ecopontos não serão aceitos lixos orgânicos, hospitalares, resíduos industriais, embalagens de agrotóxicos e outros considerados perigosos à saúde pública, inclusive resíduos da construção civil em grandes volumes. Serão aceitos pneus, lâmpadas, óleo de fritura, pilhas e baterias e eletrônicos, desde que intactos. Todo o material só será aceito, separado e limpo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.