Projeto, que completa 15 anos em 2015, apresenta o grupo Choro pro Santo, dia 23 de setembro
Fotos: https://db.tt/W4SgYDju
https://www.dropbox.com/sh/olu1eioodnovbth/AABiA2zFEdZVSMpfrdOquL0Da?dl=0
Após o grande sucesso das apresentações já realizadas, o projeto Clássicos em Cena realiza em Itapira sua terceira apresentação, que ocorrerá no Auditório da Penha, no dia 23 de setembro às 20h. Dessa vez, a apresentação fica por conta do grupo Choro Pro Santo. O projeto tem o patrocínio da Penha S/A, com incentivo do Ministério da Cultura e produção da Direção Cultura.
O Clássicos em Cena consiste numa série de apresentações comentadas de música, de diversos tipos. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, o projeto apresenta uma atração diferente a cada concerto. Todas as apresentações têm entrada franca e são abertas ao público. Os comentários, divertidos e descontraídos, realizados pelo Maestro Parcival Módolo durante os concertos, aproximam as pessoas do universo da música de qualidade ao construírem um cenário para as composições executadas.
Já se apresentaram pelo projeto, ao longo de 15 anos, grupos como Quinteto de Madeiras, grupo Lado a Lado, Duo de Viola e Cravo, SOFT Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos, Janice Pezoa Trio, entre outros.
Os concertos vêm ocorrendo mensalmente, de junho a novembro, sempre no Auditório da Penha. As próximas atrações serão Choro pro Santo, Big Band Casa das Artes e Sexteto Carlos Gomes, nesta ordem. A entrada é franca, por ordem de chegada, sendo o auditório aberto com 1 hora de antecedência.
A Penha, que está com campanha beneficente em prol da Santa Casa de Itapira, disponibilizará ponto de coleta de alimentos no local e convida a população a contribuir.
Sobre Choro Pro Santo
O Choro Pro Santo nasceu em 2005 com a proposta de interpretar música brasileira com a fusão de compositores clássicos de várias épocas. A principal característica do grupo é a junção de três instrumentistas virtuoses numa formação inusitada e original. Em meio aos arranjos do grupo – que toca desde Pinxiguinha e Ataulfo Alves a Vila Lobos e Stravinsky - são interpretadas também composições próprias.
Outra grande característica do grupo é a de trabalhar emoções e afetividades através de trechos incidentais com trilhas de filmes, desenhos, sons do cotidiano, músicas emblemáticas de várias fases e estilos como rock, jazz e erudito com muita sensibilidade, domínio e irreverência. Baseia seus ritmos no samba, baião e choro. Já se apresentou em vários estados e capitais do país como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Repertório:
· Lamentos (Pixinguinha)
· Carioquinha (Waldir Azevedo)
· Doce de Coco (Jacob)
· Bachiana/ Cadência do samba (Villa – Ataulfo Alves)
· Naquele Tempo (Pixinguinha)
· Cajuína (Caetano)
· Tocatta e fuga em Dm/ I’ll survive/ Nagila Hava
· Pedacinhos do Céu (Waldir azevedo)
· Serenata (Hermeto)/ Paradiso (first youth)
· Nut cracker/ ó mana deixa eu ir/ xote das meninas
· Homenagem à Velha Guarda (Sivuca)
· Receita de Samba (Jacob)
· Bolero de Ravel/ tema do Indiana Jones/ funiculi funicula
· Albinoni/ Lamento Sertanejo (Gil/ dominguinhos)
Sobre o Maestro
O curador e comentarista da série é o Maestro Parcival Módolo, doutor pela University of Southern California e Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Nascido em Americana, interior de São Paulo, depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, Parcival foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, em Herford, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Vestefália.
Rege regularmente várias orquestras brasileiras e do exterior.
Para alguns países retorna anualmente, como os Estados Unidos, Cuba, Peru, entre outros. Ainda no exterior é Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha (1984), Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA (1992). Atualmente é o Principal Maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, Alemanha, e Maestro Principal e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização, execução e gestão de projetos culturais. Tem o objetivo de transformar as pessoas por meio da arte a da cultura, e, assim, tornar-se referência nacional e internacional no segmento. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.
Próximas apresentações:
23/09 – Choro Pro Santo
28/10 – Big Band Casa das Artes
18/11 - Sexteto Carlos Gomes
SERVIÇO
Clássicos em Cena
Local: Auditório da Penha S/A
Rua Comendador Funabashi Tokuji, 170 – Jd. Ivete, Itapira
Data: 23 de setembro
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.