Depois de um hiato de quatro anos, o projeto Clássicos em Cena retorna para Itapira no segundo semestre. A confirmação ocorreu no último dia 24 de março, quando os produtores culturais da Direção Cultura Produções, Jéssica Fitz e Juliano Melcunas, participaram de reunião com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, para oficializar o pedido de utilização de espaços públicos para as apresentações. Os concertos, que acontecerão de julho a novembro, são patrocinados pela Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha/ SA, com produção da Direção Cultura.
Diferente de anos anteriores quando o local a abrigar o evento era apenas o auditório da Penha, agora haverá a descentralização em praças públicas. “É um projeto de muita qualidade que volta para Itapira. Daremos todo o apoio que cabe à secretaria”, comentou Iamarino.
O projeto, que completa 15 anos em 2015, consiste numa série de concertos comentados de música erudita. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, apresenta uma atração diferente a cada concerto, sempre com entrada franca. Os comentários durante os concertos são feitos pelo Maestro Parcival Módolo com o intuito de criar a aproximação do público com o universo musical, contribuindo para tornar a música clássica mais acessível.
Já se apresentaram pelo projeto ao longo desses 15 anos grupos como Sexteto Carlos Gomes, Quinteto de Madeiras, grupo Lado a Lado, Duo de Viola e Cravo, Black Voices, SOFT Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos, Janice Pezoa Trio, entre outros.
O curador e comentarista, maestro Parcival Módolo, é doutor pela University of Southern California, Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e atua também regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.