A sexta-feira (2) foi dia de prestar homenagens aos parentes e amigos que já se foram. Desde cedo, a movimentação nos cemitérios da Saudade e da Paz era intensa com o feriado de Finados.
A intensa movimentação começou logo cedo por conta do clima, que mais ameno possibilitou a visitação. No cemitério da Saudade foram realizadas quatro missas. A primeira delas às 7h00, a segunda às 9h00, a terceira ás 11h00 e uma única no período da tarde, aconteceu às 16h00 reunindo bastante gente. Enquanto isso, no Cemitério da Paz, no Jardim Raquel, foram duas celebrações, uma às 8h00 e outra às 15h00.
Segundo o responsável pelos cemitérios da cidade, o servidor municipal Marcos Vieira, a estimativa era de que aproximadamente 20 mil pessoas tenham passado pelos dois locais nesta sexta-feira. Ele asseverou que pelo fato da data ensejar um feriado prolongado, a afluência de pessoas poderia diminuir, mas como o clima ajudou este ano, a expectativa é de crescimento em ralação ao ano passado. “Assim como tem gente que sai para viajar, tem aqueles que vem para a cidade com o compromisso de zelar pela memória de seus antepassados. Como estamos acostumados com chuva, este ano o clima ameno também colaborou”, explicou.
Dengue
As ações das equipes de Centro de Controle de Zoonoses foram intensificadas neste Dia de Finados. A preocupação é com o período chuvoso e a reprodução de mosquitos nos vasos de flores colocados nas sepulturas. “A recomendação é que quando forem trazer uma flor que a coloque na areia úmida, pois ela vai preservar a planta e retirar o espaço usado pelo mosquito para reprodução. Os cemitérios são lugares de muita reprodução do mosquito e, por isso, a atenção deve ser redobrada”, orientou o coordenador Jeferson Pupo Nogueira.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.